São João de Meriti ganhará, em novembro, seu primeiro grande evento voltado para a literatura. Trata-se do I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana – FLIDAM 2013, encontro que reunirá escritores, poetas, estudiosos, intelectuais, educadores, pesquisadores, artistas, produtores culturais, entre outros. O evento acontecerá de 20 a 23 de novembro, na Praça da Matriz, no centro do município. A realização é uma parceria da prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM). As inscrições são gratuitas, mas quem quiser, pode também doar um livro. O período de inscrições vai do dia 11 a 15 de novembro pelo portal www.ifrj.edu.br/flidam. As vagas são limitadas.

Com o tema “A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea”, o festival irá promover o intercâmbio entre interessados, intelectuais e escritores contemporâneos. Além disso, o evento tem entre seus objetivos garantir o espaço de promoção e visibilidade dos escritores afrodescendentes e celebrar os 10 anos da lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Durante os quatro dias de festival acontecerão palestras, feiras literárias, espetáculos artísticos, circuito gastronômico e momentos religiosos, todos relacionados à diáspora africana, fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África. As palestras acontecerão, a partir das 9h, no salão 4 da Paróquia São João Batista, na Praça da Matriz. A Feira do Livro será realizada, das 9h às 20h, na Rua da Matriz. Já o circuito gastronômico, que acontecerá em vários pontos da cidade, terá um cardápio variado com café da manhã da roça, almoço e jantar com acarajé, caruru, feijão branco com dobradinha, feijoada, mocotó, moqueca de peixe, vatapá, xinxim e angu à baiana, entre outros. As apresentações culturais também serão realizadas em vários pontos da cidade, com mostra de cinema, exposições, capoeira, teatro, música e dança, em diversos horários.