Nesta terça-feira, 20 de janeiro, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico, e em parceria com o Sistema FIRJAN, fez o lançamento oficial da Unidade Móvel Têxtil do SENAI na cidade. A carreta-escola do projeto, que ficará sediada até março no Salão Paroquial da Igreja São Simão, no Lote XV, vai oferecer gratuitamente cursos de qualificação profissional nas modalidades costura industrial e confecção de bolsas.

A unidade conta com equipamentos de última geração adaptados dentro de uma estrutura moderna instalados com objetivo de capacitar os moradores de Belford Roxo para atuarem nas mais variadas áreas do setor têxtil. Os cursos são divididos em parte teórica e prática e podem ser cursados por pessoas de todas as idades.

De acordo com o prefeito Dennis Dauttmam, essa é uma oportunidade única para investir numa profissão, empreender e conseguir independência financeira, através de uma atividade que tem carência no mercado de trabalho.

“Iniciei minha vida com uma máquina de costura. Foi com este instrumento que melhorei minha vida financeira, virei costureiro, designer de moda e empresário do ramo de vestuário. Então digo por experiência própria, essa é uma chance de ouro que vocês estão tendo. Agarrem ela com força e invistam em vocês. Faltam costureiros no mercado e conseguir um curso qualificado como este de graça, não é fácil. Então, aproveitem e ajudem Belford Roxo a crescer”, disse o prefeito agradecendo a FIRJAN por todo apoio e parceria.

No fim de março, após a certificação da primeira turma, a unidade móvel deixará Belford Roxo, mas, as capacitações continuarão a ser oferecidas. A prefeitura conseguiu junto ao SENAI a doação de 16 máquinas de costura para o município. Os equipamentos, que desenvolvem diversos tipos de operação, ficarão instalados na Paróquia São Simão, de onde os cursos passarão a ser ministrados. Além disso, uma equipe do Sebrae deve oferecer capacitação para os formandos com foco no empreendedorismo, conforme explicou o Diretor Regional do Sebrae, Décio Lima, durante a cerimônia.

Os interessados em participar dos cursos já podem se inscrever gratuitamente para as próximas turmas. Basta ir até Igreja São Simão, na Rua Padre Camerlynck, n° 78. É necessário levar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3134-2212.

Participaram da inauguração, o Gerente Regional da Firjan, Jorge Migon, representantes da Bayer, do Senai, do Sebrae, diversos secretários municipais e vereadores.