O projeto “Baixada para Cima!” foi concebido com o objetivo de criar condições para que jovens da Baixada Fluminense conheçam os seus direitos como cidadãos e, saibam elaborar propostas de políticas públicas que melhorem o acesso aos serviços sociais básicos aos quais têm direito. A iniciativa, que tem duração de 36 meses, conta com co-financiamento da União Europeia e coordenação de duas instituições pioneiras em elaborar projetos cujo foco é o desenvolvimento humano, são estas, as instituições italianas: Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e a ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.

A Prefeitura de Seropédica atuará em parceria com as instituições citadas para o desenvolvimento do projeto no Município, seguindo essa linha de pensamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) abriu na última terça-feira (22), inscrições para um curso de capacitação que visa promover a disseminação dos conceitos do ‘Baixada Pra Cima!’ aos monitores que trabalharão no projeto.

Vale ressaltar que, para participar do projeto, os jovens devem ter entre 16 e 24 anos, estarem cursando ou terem o ensino médio completo, e serem moradores das localidades de Campo Lindo, Km 39, Dom Bosco, Olaria, Jardim São Jorge, Jardim das Acácias, Parque Jacimar, Jardim Central, Parque Vera Cruz, Nova Olaria, e Vasquinho.

Os jovens escolhidos receberão, além do treinamento, uma bolsa de ajuda de custo. As inscrições se encerram no dia 08 de abril e devem ser realizadas na sede da SMASDH (quilômetro 40 da BR-465_ant. Estrada Rio-São Paulo) Nº 26 ou no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Campo Lindo (Rua Niterói Nº 27).

O curso acontece entre os dias 18 de abril e 03 de maio. Para realizar a inscrição é necessária a apresentação do seguintes documentos (originais e xerox): Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência e Declaração de Escolaridade.