No dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, será realizado o I Dia da Visibilidade LGBT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ, Campus Nilópolis, a partir das 9h. O evento, promovido pelo Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural e o NUCA – Núcleo de Criação Audiovisual, contará com intervenções, oficina drag, exposições no pátio, debates e cine, comemorando a data que marca a exclusão do termo “homossexualismo” da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

A programação inicia com a exibição dos curta-metragens “Delírios de Um Dia Nublado” e “Ausência de Rimas”, em um cine organização pelo NUCA. Na sequência, haverá uma mesa de debate com a presença da diretora dos filmes, Carla Elói.

Durante a tarde, a partir de 13h30, o Grupo PET/Conexões de Saberes estreia o “Papo Baixada”, um talk show cujo primeiro tema será o cenário LGBT, e incluirá entrevistas com o professor Jorge Rodrigues Caê, ativista e ex-coordenador da Coordenação de Diversidade da Pro-reitoria de Extensão do IFRJ, e Layla Monteiro, assistente de pesquisa de estudos Trans do IPEC/Fiocruz. O coletivo Baphos Periféricos também marcará presença.

Para o encerramento, está prevista a oficina de Introdução a Cultura Drag e Montação Drag, com Luara Luthero, a partir de 16h30. Durante o dia, uma intervenção elaborada por Renan Collier e Ralph Campos será realizada em frente ao auditório do campus.

Serviço

I Dia da Visibilidade LGBT.
Data: 17 de maio (terça-feira).
Horário: 9h – 18h.
Entrada: Gratuita.
Local: IFRJ – Campus Nilópolis.
Endereço: Rua Lúcio Tavares, 1.045.
Mais informações: 3236-1852 | https://www.facebook.com/events/1669321639995925/.