Considerada uma das fontes mais confiáveis para notícias sobre a cultura e entretenimento na Baixada Fluminense, o Site da Baixada prepara seu mais novo passo para firmar-se como a principal fonte de informações sobre a Baixada Fluminense. Após iniciar parcerias com veículos da grande imprensa carioca e nacional, agora a Re(d)ação do SB vai ocupar o Complexo Cultural Kenedi Jaime, utilizando uma das salas para produção de conteúdo, reuniões de pauta, oficinas de comunicação e entrevistas.

“A Baixada Fluminense é repleta de lugares interessantes e pontos de cultura. Se apropriar deste espaço como morador da Baixada, além de ser um avanço à própria ideia de democracia na região, também é uma forma de me empoderar como indivíduo na Baixada Fluminense. Somente ocupando os espaços públicos eu poderei ter mais noção de como é potente o meu território”, explica Fabio Silva, editor do Guia do Site da Baixada.

Ação inédita baseada em ‘faça você mesmo’ vai transformar o Site da Baixada numa plataforma de narrativas em forma de texto e imagem.

Em parceria com a Subsecretaria de Cultura de São João de Meriti, entre os dias 25 de julho e 26 de agosto, o Site da Baixada vai utilizar uma das salas do Complexo às segundas, quartas e sextas-feiras. “O Complexo fica na região central da cidade, e apesar de muito utilizado por jovens e público interessado em música, ainda é pouco conhecido pela população em geral. Já realizamos diversos eventos no Complexo, mas o perfil de cidade-dormitório da cidade é ainda uma barreira para o próprio meritiense conhecer a cidade. Essa parceria é uma oportunidade para ampliarmos a visibilidade do espaço”, comemora Arlei Souza, subsecretário de cultura.

Durante a ocupação, as portas estarão abertas para leitores e pessoas interessadas em contribuir com a Re(d)ação. Uma série de pautas que estão na fila de produção e apuração deverão sair do papel, explorando histórias de pessoas, coletivos e locais importantes em toda a Baixada Fluminense. A equipe do SB vai especializar pessoas para a produção de conteúdo – seja para o próprio portal ou para outros coletivos. Para participar, os interessados deverão levar seus próprios equipamentos: notebooks, smartphones e tablets. Técnicas de redação e apuração serão ensinadas diariamente durante a ocupação, gerando novas matérias para o SB que serão devidamente assinadas pelos autores.

Fabio Silva apresenta uma novidade: “além de apresentar técnicas de produção de conteúdo aos colaboradores, queremos experimentar formatos de produção audiovisual durante a ocupação. Será uma oportunidade bastante curiosa para nós mesmos, enquanto canal de texto, produzir num formato diferente”.

Embrião para o movimento ‘Eu ❤ Baixada’

Iniciado timidamente em 2010, o selo ganhou cara de movimento no ano passado, durante a campanha de financiamento coletivo do Site da Baixada. Com a ocupação, a expectativa é que mais pessoas simpáticas à ideia de amor à Baixada Fluminense se identifiquem com o conteúdo e se aproximem. Entre os planos do SB está a produção de uma nova tiragem das camisetas e da realização de projetos fora da internet.

Um dos primeiros projetos do movimento será a realização de uma jam session no dia 20 de agosto para um grande público, atraindo pessoas cansadas de ir para o Rio de Janeiro para se divertir em festivais de jazz e feiras que promovem esta sonoridade. “Foi assim que surgiu a ideia do Beco Festival no ano retrasado e com este mesmo espírito vamos anunciar o Perifa Jam Session. Não quero mais ir pro Arpoador ou pro Centro. Eles estão muito longe. Legal mesmo vai ser curtir um jazz e trocar ideia com uma galera gente fina sem ter que cruzar a Linha Vermelha. Quem já curtiu a Feira do Lavradio, Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, o Bourbon Street Fest no Arpoador e tantos outros festivais na cidade do Rio sabe o que tô dizendo. Agora quero ver a galera atravessar o Rio Pavuna pra curtir com a gente” – explica Wesley Brasil, editor do Site da Baixada.

Os próximos passos do movimento envolvem a realização de outros projetos, bem como ampliar a rede de serviços que o Site da Baixada já oferece para coletivos de cultura na região. Atualmente o SB contribui no envio de pautas para a imprensa tradicional, além de atuar como a própria mídia da região. Com o movimento, novas possibilidades de apoios se abrirão para a cultura regional, através de economia criativa e parcerias com instituições públicas e privadas.

SERVIÇO
#OcupaKenedi
De 25/07 a 26/08 (seg, ter e qua), das 10h às 17h
Complexo Cultural Kenedi Jaime
Avenida Automóvel Clube, 206
Centro, São João de Meriti
Entrada franca
Interessados em participar das oficinas deverão levar seus próprios equipamentos

O dia-a-dia da ocupação poderá ser acompanhado pelo Facebook:
https://facebook.com/events/308849556115752/

E também pelo Instagram:
instagr.am/sitedabaixada

Foto da capa: Larissa Eval