Uma iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o sistema SESI/FIRJAN, vai mostrar aos moradores do município que é possível se alimentar de forma saudável sem fazer muita despesa. De 20 a 23/02, a unidade móvel do Programa Cozinha Brasil estará nos equipamentos de assistência social de Caxias oferecendo à população dicas de receitas simples que podem ser preparadas de forma inteligente e sem desperdício. As aulas serão coordenadas por nutricionistas e cozinheiros do programa.

Segundo a diretora da Proteção Básica, Márcia Figueira, “a parceria com a FIRJAN é muito positiva e vem atender às expectativas de um público geralmente carente e de baixa renda. O curso trata da manipulação e reaproveitamento de alimentos, além de passar importantes noções nutricionais aos participantes. O público que frequenta nossas unidades, em geral, é muito carente de recursos e, por isso, poderá aproveitar ao máximo esta oportunidade”, ressaltou Márcia.

Durante a aula, são ensinadas receitas práticas, acessíveis e de baixo custo. O curso é muito proveitoso e possibilita, inclusive, o aumento de renda, já que muitas participantes acabam utilizando os conhecimentos adquiridos para novas empreitadas, com oportunidades de geração de renda extra e novas oportunidades de trabalho. Qualquer pessoa pode participar do curso, que será aberto à comunidade. A ideia é aproveitar os alimentos por inteiro, caules, cascas, folhas e sementes, preparando receitas saborosas e nutritivas. As inscrições são gratuitas e muitas vagas já foram ocupadas por usuárias frequentes das unidades de assistência do município. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira da próxima semana, das 13h às 17h.

Unidades que receberão o projeto:

* 2ª feira – 20/02 – CRAS Beira-Mar
Rua Francisco Alves, s/nº, próximo ao PSF e FUNDEC Beira-Mar.

* 3ª feira – 21/02 – CRAS Jardim Gramacho
Avenida Pistóia, s/nº, próximo ao CIEP 218, Jardim Gramacho.

* 4ª feira – 22/02 – Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso
Alameda Rui Barbosa, qd 17, lt 08, Jardim Primavera.

* 5ª feira – 23/02 – CRAS Figueira
Rodovia Washington Luiz, s/nº, próximo à Escola Municipal Walter Russo, Figueira.