Lançamento da segunda edição da revista Capa Comics com participação de Estevão Ribeiro. Foto: Letícia Passowski.

Lançamento da segunda edição da revista Capa Comics com participação de Estevão Ribeiro. Foto: Letícia Passowski.

Neste sábado (14/6), o palco Literário e Gastronômico abriu o quarto dia de festa com a mesa comemorativa dos 15 anos da Associação de Escritores e Ilustradores da Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij). Anelizabeth Bezerra Cruz, Antonella Flavia Cantinari, Cintia Barreto e Georgina Martins debateram o tema “Literatura Infantil e Juvenil: Seu espaço e função no cotidiano escolar”. Desde o ano passado, a Festa de Santo Antônio em Duque de Caxias passou a receber a Festa Literária, promovendo debates, oficinas e lançamentos de livros.

A programação literária teve o lançamento da segunda edição da revista Capa Comics com a participação de Estevão Ribeiro. Logo em seguida, o palco Literário e Gastronômico recebeu a apresentação teatral “A incrível peleja de Simão e a Morte”, da Companhia de Arte Popular, que voltou a se apresentar no município após três anos longe.

Companhia de Arte Popular apresentou o espetáculo A incrível peleja de Simão e a Morte. Foto:  Letícia Passowski.

Companhia de Arte Popular apresentou o espetáculo A incrível peleja de Simão e a Morte. Foto: Letícia Passowski.

Na sala de leitura Carlos de Sá Bezerra, também aconteceram o Lançamento do livro “Bancos Comunitários do Preventório de Saracuruna” e o encontro dos escritores Bianca de Carvalho e Edson Leal, com mediação de Diogo Aguiar. Ao lado, na sala de oficinas Accácio de Araújo, a secretaria municipal de Educação distribuiu a revista Coquetel para as crianças que passavam pelo local. Enquanto isso, os pequenos também podiam acompanhar a contação de história que aconteceu no Caminhão da Leitura.

O escritor e cartunista Ziraldo também visitou o evento, cuja ilustração da festa de Santo Antônio deste ano é de sua autoria. Ziraldo autografou livros, conversou com as pessoas e visitou a Catedral do padroeiro.

Circuito gastronômico e programação religiosa

Na Catedral de Santo Antônio, fiéis abriram a programação religiosa participando da missa pelas pessoas enfermas, com distribuição do tradicional bolo do padroeiro da cidade.

Os visitantes da festa também puderam almoçar no Restaurante do Circuito Gastronômico, montado embaixo da biblioteca municipal Governador Leonel de Moura Brizola. O menu do dia foi preparado pela chef Kátia Barbosa, do restaurante Aconchego Carioca.