Sintonia Suburbana. Foto: Bruno Fochi.

Sintonia Suburbana. Foto: Bruno Fochi.

Fruto do Manguinhos em Cena, projeto de teatro residente na Biblioteca Parque de Manguinhos e integrante do programa Favela Criativa, o espetáculo “Sintonia Suburbana” passa para uma nova etapa, partindo para um novo passo profissional: concorrendo em editais de festivais de teatro no Rio de Janeiro. As apresentações acontecem nos dias 25 de setembro, no XIII EncontrArte, em Nova Iguaçu, e no dia 14 de outubro, na Mostra Competitiva do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro – 12ª Edição, em Copacabana.

Sintonia Suburbana

É uma comédia melodramática retratando a trajetória de personagens e situações de uma comunidade. Comédia sobre uma rádio comunitária que está fazendo aniversário. A programação dá voz a diversas histórias e personagens, como: A Família Tavares e Souza, O homem sem passado, A Professora de ginástica que dá aulas de sobrevivência, entre outras, valorizando a trajetória de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região.

Com um elenco de 27 atores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto é assinado pela dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto em 2012. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica. Sem falar que os próprios alunos também se dedicam à captação de recursos, por meio de apoios e editais de fomento à cultura.

A turnê da peça “Sintonia Suburbana” por arenas, lonas, teatros e outros espaços culturais é uma nova etapa do projeto “Manguinhos em Cena” e que faz parte do processo de trabalho da Companhia do Gesto com o grupo residente. “É a hora de sair da zona de conforto, conhecer e conquistar novos públicos. É um passo importante para a aprendizagem do grupo. Momento de conviver com todos os desafios de uma produção de teatro. Vai ser o começo de uma nova história”, explica Luís Igreja, diretor da Companhia do Gesto.

SERVIÇO
Dia 25 de setembro – quinta-feira
Sintonia Suburbana – Projeto Manguinhos em cena
Local: XIII EncontrArte – Complexo Cultural de Nova Iguaçu
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu
Telefone: (21) 3066-0054
Horário: 15h
Entrada franca – Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo / sujeito à lotação do espaço.
Classificação: 12 anos