A cidade de Santos será o tema da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2016. Desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, o enredo intitulado “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei…” vai explorar a história e a cultura da cidade paulista, fazendo um passeio pelos fatos mais relevantes que marcaram a trajetória do lugar. O título do enredo foi inspirado na famosa fonte de Santos, que originou a clássica cantiga “Fui no Itororó”.

Fábio Ricardo, carnavalesco da Grande Rio. Foto: Divulgação/Ricardo Almeida

Fábio Ricardo, carnavalesco da Grande Rio. Foto: Divulgação/Ricardo Almeida

– Vai ser um desfile lúdico. Durante as pesquisas, encontramos passagens históricas muito interessantes, mas também algumas lendas. Uma delas conta que as águas límpidas que jorravam de uma fonte de beleza peculiar eram poderosas. E essa lenda ainda conta que “quem bebesse daquela água nunca mais deixaria a cidade”. A ideia é despertar, através da Grande Rio, o desejo dos brasileiros de conhecer e explorar Santos comercial e turisticamente – explica Fábio Ricardo.

Ao homenagear Santos, a Grande Rio ainda vai abordar, entre outros pontos da cidade, o Santos Futebol Clube e seus ídolos, como Pelé e Neymar. O porto da região, o maior da América Latina e do hemisfério Sul, que se tornou ao longo dos anos uma referência no litoral brasileiro, também terá destaque no desfile.

Em 2015, ao contar a história das cartas de baralho, a Acadêmicos do Grande Rio conquistou o terceiro lugar no Carnaval carioca.