Na próxima terça-feira (14/07), a partir das 20h, a Lira de Ouro (Duque de Caxias) recebe o autor Alessandro Buzo, que lança o livro “Favela Toma Conta 2”. O evento é um bate-papo: os ativistas culturais Alessandro Buzo, Robinho, Júnior, Letícia Lisboa e Bruno Herdy discutirão cultura em seus territórios. Haverão ainda performances e intervenções com o grupo de rap Comboio, o grupo de Palhaços Sol sem Dó e o grupo instrumental Do Nada.

Bate-papo cultural contará com intervenções artísticas.

Bate-papo cultural contará com intervenções artísticas.

O livro “Favela Toma Conta” (Aeroplano Editora – 2007) narra a trajetória de Buzo antes da cultura, as dificuldades da vida, inclusive as drogas “usei cocaína por mais de uma década”, explica o autor. A obra também narra como Buzo chegou à literatura e como se envolveu na cultura e no Hip Hop. Já no novo “Favela Toma Conta 2 – A Literatura e o Hip Hop Transformaram Minha Vida” (Edicon 2014), Buzo narra o que vem depois, suas conquistas de 2008 a 2014, que não foram poucas: foi para a TV (SPTV da Globo), gravou um filme (Profissão MC) sem captar um único real e lançou diversos projetos culturais – o mais recente é uma versão itinerante da sua livraria “Suburbano Convicto”.

Perguntado pelo Site da Baixada sobre sua relação com a Baixada Fluminense, Buzo explica: “De afeto, conheço a Baixada há mais de 10 anos, acho que desde 2003 quando conheci o Movimento Enraizados e viramos amigos. Conheci Morro Agudo (Nova Iguaçu) nessa época e nunca passei um ano sem ir, às vezes algumas vezes por ano”. A visita mais recente do autor foi durante o Caleidoscópio, organizado por seus amigos do Enraizados, quando realizou a primeira viagem da Biblioteca Suburbano na Estrada.

SERVIÇO
Bate-papo cultural
14/07, 20h
Lira de Ouro
Rua José Veríssimo, 72
Centro, Duque de Caxias
Entrada Franca