Marcelo Madureira e Leandro Firmino foram as atrações da primeira mesa do Encontro das Festas Literárias. Foto: Rafael Barreto.

Marcelo Madureira e Leandro Firmino foram as atrações da primeira mesa do Encontro das Festas Literárias. Foto: Rafael Barreto.

Marcelo Madureira, Leandro Firmino e Bruno Duarte e Ramon Mello participaram nesta terça-feira (9/7), da FLUPP Pensa no teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, encerrando Encontro das Festas Literárias. O evento reuniu durante dois dias grandes nomes nacionais e internacionais para debater sobre a importância da literatura no mundo atual.

“O encontro foi um sucesso. O objetivo de estimular o gosto pelo livro e a leitura foi atingido. Estamos descobrindo novos talentos que muito em breve estarão nos brindando com suas obras”, destacou o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.

O público do Encontro das Festas Literárias foi formado em sua maioria por estudantes das escolas municipais e estaduais de Duque de Caxias. Foto: Rafael Barreto.

O público do Encontro das Festas Literárias foi formado em sua maioria por estudantes das escolas municipais e estaduais de Duque de Caxias. Foto: Rafael Barreto.

A primeira mesa do dia foi composta pelo ex-integrante do Casseta & Planeta, Marcelo Madureira, e o ator Leandro Firmino. Além de falar um pouco sobre suas carreiras, os convidados abordaram o tema da educação pública no país. Ex-alunos de escolas públicas, ambos reconheceram que a qualidade em do ensino teve uma queda, mas acreditam que isso não possa servir de desculpa para o jovem de hoje em dia não correr atrás ou ir para o caminho errado.

“No Brasil, estuda-se muito pouco. E não foi sempre assim. No meu tempo, boa era a escola pública. Hoje as coisas mudaram bastante, mas acredito que há como mudar essa situação. É preciso, primeiro, haver o respeito e valorização do professor, além de uma relação de carinho. O futuro pode ser modificado através das atitudes que você toma hoje”, afirmou Marcelo Madureira.

O Encontro das Festas Literárias ainda teve a apresentação dos grupos Sarau Caminho do Poeta, MultiArte e Poesia de Mesa e do artista Heraldo HB.

“É preciso, primeiro, haver o respeito e valorização do professor, além de uma relação de carinho”
– Marcelo Madureira

A Festa Literária Internacional das Periferias (FLUPP), vai para 4ª edição este ano. Idealizada por Écio Salles e Julio Ludemir, o evento irá homenagear os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro durante cinco dias do mês de novembro, com uma programação voltada para todas as idades. Para atrair novos escritores, os organizadores promovem o FLUPP Pensa, com o intuito de incentivar a prática em diversas localidades. Até outubro, serão realizados 35 encontros literários na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo 13 desses em Duque de Caxias.

O Encontro das Festas Literárias conta com o apoio do Ministério da Cultura, BNDES, Governo do Rio de Janeiro, secretária de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.