Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Campus da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu receberá o I Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste (COPENE SUDESTE). Na programação está prevista a Feira #Ubuntu: um encontro de afroempreendedorismo.

Feira acontecerá no dia 07/08 na UFRRJ.

Feira acontecerá no dia 07/08 na UFRRJ.

De acordo com a organizadora da Feira #Ubuntu, Carla Cavallieri, “o afroempreendedorismo vai além da definição de um empresário ou micro empresário afro brasileiro. É dar espaço pros irmãos e irmãs mostrarem seus trabalhos, no sentido geral. Dar espaço para o povo preto mostrar seu trabalho, sua pequena, média ou grande empresa que a sistema não permite”.

A Feira contará com marcas independentes que produzem brincos, turbantes, roupas africanas, e outros produtos todas que exaltam a cultura afro. São roupas e acessórios (infantis e adultos) para ambos os sexos, além de editoras que trabalham com literatura africana. Haverá também uma especialista em cortes e tratamentos para cabelos crespos que dará consultoria no dia da feira.

“É o momento de as pessoas tomarem ciência que os afroempreendedores criam produtos melhores do que muitos por aí, mas são abafados pelo sistema e o dinheiro não chega até eles.”
– Carla Cavallieri, organizadora da Feira #Ubuntu

“Criei a feira por causa do meu amor pela Baixada Fluminense e o pesar de sempre ir a estes encontros ou feiras só pelo centro do Rio ou mais longe. Eu já cheguei a cogitar em realizar esta feira na minha antiga garagem se nenhum local colaborasse com a idéia. Os pretos aqui já estão cientes do movimento, já há uma aceitação maior, uma auto afirmação maior dos pretos da Baixada em relação a sua identidade. Nada melhor do que um evento como estes para confirmar e carimbar esta auto afirmação” – explica Carla.

A primeira edição da #Ubuntu acontece simultaneamente com o COPENE SUDESTE, mas a organização do evento planeja dar continuidade a outras edições.