Uma das preocupações de quem procura por atividades artísticas é o valor cobrado pelas aulas, mas, imagina uma casa onde oficinas de teatro, dublagem e artes plásticas fossem  gratuitas. O lugar descrito é a nova Casa de Cultura de Nilópolis, que está com 100 vagas em aberto para oficinas de teatro  e dublagem, além de  60 para artes plásticas. Os interessados devem se inscrever na sede da Casa de Cultura a partir das 9h da manhã.

Já  para os apaixonados por dança, a Escola Municipal de Dança Anna Pavlova  também  abriu vagas limitadas na turma de Ballet infantil e Jazz (infantil e adulto). Agora, se é por música que seus olhos brilham,  a Escola Municipal de Música Profº Weberty Bernardino Aniceto abriu 280 vagas para  aulas de  Teoria Musical e 100 para Musicalização Infantil, além de aulas de Flauta Transversa, Clarineta, Saxofone, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone de Vara, Bombardino, Bombardão (Tuba|) e Canto para a terceira idade, para estas são 20 vagas.

As inscrições para Dança e Música acontecem na sede da Escola Municipal de dança Anna Pavlova e Escola Municipal de Música Profº Weberty Bernardino Aniceto, que funcionam na Rua Dr. Rufino – Gonçalves Ferreira, S/Nº – Bairro Frigorífico, Nilópolis.

Para todos os cursos e inscrições são necessários os seguintes documentos:
– 2 fotos 3×4
– Xerox Comprovante de Residência
– Xerox Comprovante Escolar
– Xerox do RG e do CPF do responsável (se o aluno for menor)
– 1 pasta modelo 17
– 1 lata de leite Ninho
– Atestado Médico (para a escola de dança)