Além de um ambiente de silêncio para a leitura, a Biblioteca pode ser um lugar de inovação e, assim, educar e formar. Apostando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura, inaugura, na próxima quinta-feira (23/03), o espaço de criação e compartilhamento de ideias na Biblioteca Municipal Cial Brito, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

Inicialmente será criado um local para campanhas de jogos de RPG, todas as quintas, das 14h às 17h. As oficinas acontecerão na área externa da Biblioteca. “A ideia do RPG surge por saber que esse jogo possui grande potencial ficcional. Escritores como Eduardo Spohr, que é um dos maiores nomes da literatura fantástica nacional, cultivam em suas obras, enredos intimamente ligados ao universo do RPG.” Explica Lorran Perdesane, bibliotecário da Cial Brito. “A Batalha do Apocalipse” (2010) e a trilogia Filhos do Éden (2011-2015) estão entre os livros mais vendidos no Brasil nos últimos anos.” explica Perdesane, que na adolescência jogava RPG.

Como nos jogos, os participantes vão criar histórias, essas criações serão transcritas formando um repertório de textos colaborativos, que ficarão como acervo da biblioteca à disposição para leitura. A estratégia é transformar o local num espaço de encontros e não apenas de empréstimo de livros. A ideia não é nova: o conceito de Makerspace já vem sendo utilizado em diversas bibliotecas no mundo, como explica Malena Xavier, bibliotecária que teve a ideia de implantar a novidade na Cial Brito depois de suas experiências na Biblioteca Parque Estadual.

“A Biblioteca Pública necessita renovar seus espaços e o seu próprio significado. Queremos nos conectar com o público de maneira que esse público seja mais protagonista. Os Makerspaces são espaços destinados à criação que já funcionam positivamente em Bibliotecas no mundo, com o uso de tecnologias, estimulando a criatividade. A Biblioteca Municipal Cial Brito adapta esse conceito nesta ação com objetivo de incentivar a Leitura na Cidade de Nova Iguaçu e de sua produção literária de forma lúdica e colaborativa.” Explica Malena Xavier. “Queremos aumentar a frequência e fidelizar jovens e adolescentes na Biblioteca pública.” Completa Malena, otimista.

Serviço: Espaço de criação Biblioteca Municipal Cial Brito
Data: Toda quinta-feira a começar da próxima | 23/03
Horário das 14h às 17h
Biblioteca Municipal Cial Brito (área externa)
Rua Getúlio Vargas, 51