Para comemorar a Semana Santa, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover no próximo sábado, 8 de abril, das 16h às 18h, a encenação do espetáculo teatral “Paixão de Cristo”, que promete ser a maior produção teatral ao ar livre relacionada ao tema na Baixada Fluminense. Serão seis palcos espalhados desde a descida do viaduto, que corta os dois lados da cidade, até a Avenida Tinguá, no Centro. Ao todo, mais de 120 profissionais estarão envolvidos, entre atores, figurantes, maquiadores, caracterizadores, figurinistas e pessoal da técnica. A iniciativa conta com o apoio de três igrejas católicas da cidade: Nossa Senhora da Conceição (Matriz), São João Batista e São Francisco.

Espetáculo teatral conta a saga de Jesus Cristo, da crucificação à ressurreição. Foto: Divulgação.

Espetáculo teatral conta a saga de Jesus Cristo, da crucificação à ressurreição. Foto: Divulgação.

O espetáculo contará com cenas tradicionais da Paixão de Cristo, como o momento da ceia com os doze apóstolos, a tentação que Cristo sofreu no Jardim das Oliveiras, Jesus diante do Conselho, a chegada até Pilatos, que será encenada no palco principal da Praça, a via Sacra que traz o sofrimento de Jesus carregando a cruz e sendo espancado pelos guardas. Este momento, um dos principais da encenação, será dividido em 15 atos e os espectadores poderão acompanhar cada detalhe seguindo os atores pelas ruas do entorno até chegar no momento da crucificação e ressurreição.

O diretor da peça, Paulo Vidal, promete muitas emoções e garante que não faltarão os efeitos pirotécnicos. “Pensamos em algo que irá ficar marcado na memória de todo cristão, independente da denominação religiosa, haja vista, que este além de ser uma passagem religiosa famosa da história do cristianismo, também já se tornou uma questão cultural. Tanto que o nosso ator principal, que fará Jesus, é protestante. Jonathan Lima é ator e professor de teatro na cidade há anos e foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura, que está realizando o evento em parceria com jovens de três igrejas católicas da cidade”, observou.

Protagonista da peça, o ator Jonathan Lima, que interpretará Jesus Cristo conta que recebeu com surpresa o convite para ser o ator principal da peça. “O convite foi feito para que eu dirigisse a peça e escrevesse, porém, numa das reuniões os diretores e assistentes do espetáculo optaram para que eu mesmo fosse o protagonista, prontamente aceitei, afinal sou fã demais de Jesus é representá-lo seria uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Então começamos os ensaios e além de dirigir, tenho atuado como o protagonista o que tem sido fantástico, pois a história é maravilhosa e promete trazer a realidade sobre o fato ao nosso município”, Jonathan Lima

O Secretário de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa, já adiantou que este, deverá ser o maior evento de cunho cultural e religioso que a cidade já recebeu. “Nossa intenção é replicar os espetáculos que já são apresentados no nordeste brasileiro e recentemente nos Arcos da Lapa, RJ. Teremos uma grande alegria em trazer para a nossa população a oportunidade de participar de um dos atos mais conhecidos da humanidade que foi a Paixão de Cristo”, destacou.