Em Junho deste ano, membros do Movimento Enraizados – organização de Hip-Hop e juventude com sede em Morro Agudo, Nova Iguaçu – passaram 3 semanas na cidade de Nancy, situada na comuna de Lorena, na França. Neste período, o grupo teve a missão de ministrar workshops de DJ e MC para crianças entre 09 e 13 anos na MJC (Maison des jeunes et de la culture), Casa de Cultura e Juventude em tradução literal; além de visitar escolas, onde apresentaram a “Escola de Hip-Hop Enraizados Na Arte”, projeto patrocinado pela Petrobras, em 2012.

Brasileiros e franceses fazem parceria musical e cultural. Foto: Enraizados.

Brasileiros e franceses fazem parceria musical e cultural. Foto: Enraizados.

O grupo era formado por Dudu de Morro Agudo (rapper), Luiz Carlos Dumontt (produtor cultural), Bruno Thomassin (cineasta), Léo Da XVIII (rapper) e Marcão Baixada (rapper).

#ComboIO: o grupo que levou o rap da Baixada Fluminense para a França

Em 2012, Dudu, Léo e Marcão, ambos MCs, formaram um coletivo musical chamado #ComboIO que através da viagem, fez com que suas músicas tivessem alcance internacional. Através do intercâmbio com o L’île aux bombes, organização responsável pela promoção do Enraizados na Europa, o coletivo se apresentou no festival promovido pela organização, além de se apresentar em eventos como o Love-Lay Festival e na badalada casa de shows Le Quai’Son.

Parceria entre brasileiros e franceses

O #ComboIO gravou músicas que contaram com a participação de Alias Poet cantor e músico de Nancy, que integram inúmeras bandas da região; Arnaud Poinin, produtor musical que concedeu alguns instrumentais; e o time formado por Uzy Down, Ricky B, Timal Still e Buldo Tazer, todos MCs que residem no Haaut-Du-Lièvre, bairro situado na região periférica da cidade com quem o coletivo gravou um videoclipe inédito; e o “Antre Musicale”, trailer do músico Julien, que é uma caravana musical com instrumentos feitos com diversos materiais do dia-a-dia, que viaja pela Europa em eventos e festivais, serviu de locação para o 1° videoclipe oficial do coletivo.

Resultado: Mostra Brasil-França

A Mostra Brasil-França acontecerá no dia 10 de Agosto, na sede do Movimento Enraizados, em Morro Agudo e visa apresentar os resultados da viagem e contará com exposição fotográfica, workshops de DJ e MC, lançamento do documentário “Enraizados Dans L’art”, exibição de videoclipes, Batalha de MCs com premiações e brindes da QIX skateboards e Sarau literário. Entrada Franca.

SERVIÇO
Mostra Brasil-França
Data: 10 de Agosto de 2013
Horário: Das 14 às 00
Local: Movimento Enraizados – Rua Tomás Fonseca, 508. Morro Agudo- Nova Iguaçu/RJ
Maiores Informações: (21) 2768-2207

Página do evento no Facebook: http://on.fb.me/15gHecz