Entre os dias 13 e 15 de setembro, das 10h às 22h,  será realizada a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Snooker 2013, que vai classificar atletas para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Campeonato de Sinuca acontece no Caxias Shopping. Foto: Divulgação.

Campeonato de Sinuca acontece no Caxias Shopping. Foto: Divulgação.

“Pela segunda vez estamos recebendo uma competição oficial de uma modalidade esportiva que ganha novos adeptos a cada dia. É uma oportunidade única para os clientes conhecerem o esporte e verem grandes jogadas realizadas por atletas de destaque”, explica Marcelo Arruda, Superintendente do Caxias Shopping.

O evento, organizado pela FSBERJ (Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro), segue as regras internacionais do esporte que diferem da sinuca, muito conhecida o Brasil. No snooker, os atletas devem iniciar a partida obrigatoriamente atacando uma bola vermelha, as mesas são maiores, com medidas oficiais de 3m82cm x 2m04cm, e a quantidade de bolas também é maior, 22 por partida, sendo 15 vermelhas. Outra diferença está nos equipamentos como bolas, panos, mesas e tacos, que são ingleses. O uniforme segue o padrão internacional, com calça social e sapato social pretos, camisa social preta ou branca e colete preto.

A competição realizada no Caxias Shopping terá a participação de 32 atletas. No dia 12 (quinta), a noite, o público poderá acompanhar o treinamento. E nos dias 13 a noite,14 e 15 (sábado e domingo) acontecem as disputas com etapas classificatórias, “mata-mata” e a grande final, que acontece no domingo, às 19h.

Os equipamentos utilizados são ingleses. Foto: Divulgação.

Os equipamentos utilizados são ingleses. Foto: Divulgação.

Entre os atletas que estarão na competição, destaque para os atletas Zico, 13 vezes campeão estadual, e Guilherme Paes, atleta mais jovem da FSBERJ, com apenas 13 anos. Os 8 primeiros colocados serão classificados automaticamente para o Campeonato Brasileiro e serão premiados. E todos que participarem da competição estarão automaticamente fazendo parte do ranking estadual.

Durante 10 anos, as competições de sinuca no Brasil se praticaram a modalidade de “sinuca mista”, como regra de transição, com o objetivo de preparar os jogadores para as regras oficiais do snooker internacional. Desde 2011, a FSBERJ vem realizando competições já com regras oficiais para a formação do ranking de atletas da modalidade. O evento é gratuito.

SERVIÇO:
2ª Etapa do Campeonato Estadual de Snooker
13, 14 e 15 de setembro, das 10h às 22h
Praça de Eventos do Caxias Shopping
Rodovia Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias – RJ
Telefone: (21) 2430-5110
Entrada gratuita.