No dia 28 de outubro (segunda-feira) é comemorado o Dia Internacional da Animação e para celebrar a data foram programadas sessões de cinema gratuitas, na Casa da Cultura, em Nova Piam. O evento oferece uma mostra de curtas de animação, nacionais e internacionais, que acontece em mais de 230 cidades do Brasil e em pelos menos 30 outros países. No município, a mostra acontecerá às 10h, 14h, 16h (dedicada aos deficientes auditivos) e às 19h30 (exibição simultânea no país).

A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), do Centro de Cidadania e Cultura Benis Pereira de Freitas (Ccic Baixada) e conta com o apoio da Prefeitura de Belford Roxo. Essa é a 10ª edição do evento que é considerado a maior mostra simultânea do gênero no país, cujo objetivo é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz a maior celebração da animação no mundo. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. Em 2013 foram inscritos 115 curtas-metragens de animação de vários estados e 11 foram selecionados para o programa oficial brasileiro.