As praias são as principais opções para aproveitar o calor, mas para quem mora na Baixada, existem privilégios de outras alternativas. Além da água natural, a visitação às principais cachoeiras da Baixada Fluminense oferece também trilhas e passeios em meio à beleza de matas conservadas.

Cachoeira da Concordia. Foto: GuapimirimOnline.

Cachoeira da Concordia. Foto: GuapimirimOnline.

Começando pela Serra do Tinguá, nascida nas proximidades do rio Iguaçu, é repleta de represas que foram construídas para o abastecimento da corte durante o Segundo Reinado, no Rio de Janeiro. A partir daí, com a Mata Atlântica crescendo aos arredores naturalmente, hoje abriga a Reserva Biológica do Tinguá.

A estrada das Cachoeiras do Parque Natural de Nova Iguaçu também chamam atenção pelos percursos de águas que levam a vários outros locais, como a Represa Epaminondas Ramos, que abastece parte da cidade. O parque permanece aberto de terça a domingo e devem ser apresentados documentos com foto para a segurança local, que é realizada pela Guarda Municipal. A Serra do Vulcão, próxima da cidade, oferece acesso por uma trilha que parte do campus da Universidade de Nova Iguaçu, que apesar do nome, não é de origem vulcânica, e sim uma rocha magmática facilmente encontrada por lá. Localizada a quase 900 metros acima do nível do mar, a Serra proporciona vôo livre de asa delta, ótima atração para admirar ainda mais a paisagem.

Perto dali, em Jaceruba, parte da área regional de Tinguá e divisa com Japeri, reúne visitantes nas piscinas formadas pelo rio São Pedro, que mesmo sem divulgação, encontram no local paz e tranquilidade na bela e pacata na cidade.

Em meio a Serra dos Órgãos, o Parque da Taquara chega a receber até quarto mil pessoas por mês durante o verão

Segundo o Portal da Prefeitura de Duque de Caxias, os visitantes do Parque da Taquara são em maioria moradores da região e cidades vizinhas. Em seu interior, encontram-se as cachoeiras Das dores, conhecida por Rio Taquara e a Véu de Noiva. O parque ostenta lagos, corredores de trilhas e flora e fauna de incrível diversidade. O local é disponível de terça-feira a domingo, de 9h às 17h e a entrada é gratuita.

Já em Guapimirim, também no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é possível desfrutar da água fresca das cachoeiras, dos poços naturais no Rio Soberbo e aventurar-se nas trilhas com diversos níveis de dificuldade. A sede do Parque abre todos os dias, das 8h às 17h.

E finalmente, conhecida pelo cantor, Zeca Pagodinho, Xerém também traz grande número de visitantes tanto pela beleza de suas cachoeiras quanto pela exuberante paisagem. As mais destacadas são conhecidas como Piq-niq, Fazenda Mineira, Ilha, Lagoa Azul, Paredão, Cedae e Represa.