Baque da Mata realiza diversas apresentações em Nova Iguaçu. Foto: Carol Rodrigues

Baque da Mata realiza diversas apresentações em Nova Iguaçu. Foto: Carol Rodrigues

Levando um pouco mais de sua diversidade sonora até os espaços públicos sempre ao som de muito maracatu, o grupo Baque da Mata toma conta da Praça dos Direitos Humanos, na Via Light, com concentração marcada para as 17h, em Nova Iguaçu, na sexta-feira de carnaval (28/02). Seus”batuqueiros” prometem levar um pedaço da história e sonoridade de uma das representações culturais mais legítimas do país até a Baixada Fluminense.

Oficina Baque da Mata atrai iguaçuanos de todos os lados. Foto: Mazé Mixo

Oficina Baque da Mata atrai iguaçuanos de todos os lados. Foto: Mazé Mixo

Celebrando seu terceiro ano de existência, um dos primeiros grupos de Maracatu da Baixada Fluminense reúne, desde 2011, amigos e percussionistas apaixonados pelo ritmo para difundir a cultura regional brasileira aliando arte às questões sociais e ambientais da região. Como a maioria das manifestações populares do país, é uma grande mistura das culturas africanas, indígenas e europeias. A batida, ou ”baque”, surgiu inicialmente de forma despretensiosa para o grupo de Nova Iguaçu. Após mergulhos em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de Recife, a frequência de encontros e o aumento do número de interessados em aprender instrumentos como agbê, caixa, xequerê e alfaia, surgiram as oficinas livres. Inicialmente realizadas em local fixo, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, agora também adotam modelos itinerantes em praças públicas e bairros próximos ao Centro da cidade, somando ainda mais adeptos durante os ensaios e oficinas realizadas paralelamente na quadra da Escola de Samba Leão de Iguaçu – sempre às quintas, a partir das 19h.

Além do Maracatu, o grupo estuda e permeia por diferentes ritmos e danças brasileiras como o Coco, a Ciranda e o Afoxé. Apresentações, cortejos, ensaios abertos e demais intervenções artísticas também fazem parte das atividades. Desde de setembro de 2012, as oficinas gratuitas e abertas transformam as ruas e demais espaços públicos em pontos de resistência cultural brasileira na cidade.

Serviço:

Cortejo de Carnaval – Maracatu Baque da Mata
Data: 28/02
Horário: 17h
GRÁTIS
Local: Praça dos Direitos Humanos
Endereço: Praça dos Direitos Humanos, esquina com Rua Dom Walmor,
s/n – Centro, Nova Iguaçu – RJ