Os desfiles dos blocos Boi Guerreiro e Imalê Ifé e a apresentação da Banda Aretê encerraram nesta terça-feira (17/2), a festa de carnaval promovida pela Prefeitura e a Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC) na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra. O subsecretário de Cultura e Turismo, André Oliveira, e a corte momesca da cidade – formada pelo rei Momo André Paulino, a rainha Daiane Pires; princesas Bruna Vieira e Marisa Silva Santos; e Cidadão Samba Valdecir da Silva Pinheiro – prestigiaram o último dia de folia.

“O carnaval foi um sucesso e mostrou a alegria de nossa população. Reunimos milhares de pessoas todos dias, que se divertiram e brincaram o carnaval. Mostramos mais uma vez o talento do samba de nossa cidade com os blocos”, destacou André Oliveira.

A Banda Aretê levantou o público em Caxias. Foto: Divulgação.

A Banda Aretê levantou o público em Caxias. Foto: Divulgação.

Durante os quatro dias de carnaval, milhares de foliões puderam aproveitar a estrutura montada pela Prefeitura. Pelo palco principal da festa, passaram a cantora Priscila Almeida, o grupo Sambae e a Banda Aretê, além dos DJs convidados. Os blocos de enredo; afro Ojuobá Axé e Imalê Ifé; e Boi Guerreiro arrastaram a multidão pela passarela do samba na Praça da Matriz.

O público que precisou de atendimento médico teve a disposição ambulâncias da secretaria municipal de Saúde. Banheiros químicos foram espalhados pela praça pela secretaria municipal de Serviços Públicos, que também cuidou da limpeza urbana antes, durante e depois da festa. O Plano Operação Carnaval 2015 foi um sucesso com o trabalho diário de 115 agentes da secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança; e Saúde; da Guarda Municipal; e da Polícia Militar. Conselheiros Tutelares da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também estiveram de plantão durante todos os dias.

Pensando na prevenção das pessoas que curtiram os quatro dias de festa, a prefeitura chegou a distribuir cerca de 40 mil preservativos e folhetos informativos sobre as DSTs.

O carnaval de Duque de Caxias contou com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo; Defesa Civil e Políticas de Segurança; Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Serviços Públicos; Comunicação e Ações Institucionais; Ouvidoria; da Guarda Municipal; e do 15º Batalhão da Polícia Militar.