A chegada da maior festa popular do país em Duque de Caxias será marcada por um espetáculo de ritmos, cores, diversidade cultural, e claro, muito samba no “Carnaval da parceria para a sua alegria”. A abertura oficial aconteceu nessa sexta-feira (05/02),  no Terreirão do Samba, montado na Praça do Pacificador, que conta com toda a estrutura e comodidade para que os caxienses possam curtir com segurança e tranquilidade os cinco dias de folia, até a próxima terça-feira (09/02).

A Avenida Governador Leonel Brizola, no Centro, se transformou na passarela do samba onde os blocos estarão sacudindo a galera no entorno da via e nas arquibancadas montadas na antiga Avenida Presidente Kennedy. O carnaval de Caxias é promovido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), em parceria com a iniciativa privada e com o apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

Um dos atrativos e pontos de integração do carnaval será o Terreirão do Samba, na Praça do Pacificador, onde uma estrutura de barracas colocará a disposição dos caxienses um cardápio variado de comidas típicas e bebidas. Tudo muito animado com atrações variadas que estarão se apresentando no Palco da Boca Pra Fora, do Teatro Raul Cortez. Os foliões não precisam se preocupar, ou cometer o mau hábito de urinar nas ruas, uma boa quantidade de banheiros químicos estará à disposição próximo a Biblioteca Leonel de Moura Brizola.

Passarela do Samba

A Passarela do Samba de Caxias será na Avenida Leonel de Moura Brizola, ao lado da Praça do Pacificador. Durante cinco dias passarão pela via os tradicionais blocos caxienses, grupos afros, o concorrido desfile das agremiações dos Grêmios Recreativos Blocos Carnavalescos (GRBC), e claro, a representante de Duque de Caxias no carnaval carioca, a Acadêmicos do Grande Rio. Responsável pela infraestrutura, a Prefeitura mobilizou as secretarias municipais de Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; e Trabalho, Emprego e Renda e Desenvolvimento Econômico.

A segurança do público estará a cargo do 15º BPM. Além dos agentes e guardas municipais que estarão na coordenação do trânsito, o local terá ainda a presença do ônibus de videomonitoramento. Agentes de postura estarão reprimindo o comércio irregular de ambulantes. As unidades móveis da Saúde e da Guarda Municipal estarão posicionados estrategicamente na praça. Profissionais da Coordenadoria Municipal do Programa DST/AIDS estarão distribuindo preservativos aos foliões.

PROGRAMAÇÃO – CARNAVAL DUQUE DE CAXIAS (05 A 09/02)

05 de fevereiro (Sexta-feira) – 20h

Local: Terreirão do Samba (Praça do Pacificador / Teatro Raul Cortez – Palco da Boca Pra Fora).

Abertura oficial com a apresentação da Corte Momesca e Baile da Cidade de Duque de Caxias, com a Banda da Lira de Ouro e o Bloco Alegria do Centenário.

06 de fevereiro (sábado) – 20h

Passarela do Samba (Avenida Governador Leonel Brizola, ao lado da Praça do Pacificador, no Centro) – 20h

Desfile dos Blocos: Plante uma Muda e Raiz de Verdade.

Terreirão do Samba – 22h

Priscila Almeida e Banda os Galáticos.

07 de fevereiro (domingo)

Terreirão do Samba – Matinê – 16h

Baile Infantil com a Banda Charanga do Caneco.

Passarela do samba – 20h

Desfile dos blocos Imalê Ifé e Boi Guerreiro de Campos Elíseos.

Terreirão do Samba – 22h

Marcelo Sá e Banda Panorama

08 de fevereiro (Segunda-feira)

Passarela do Samba – 20h

Desfile dos Blocos: GRBC Império do Gramacho, GRBC Unidos do Laureano,

GRBC Esperança de Nova Campinas, GRBC do China e GRBC Flor da Primavera.

DJ no Terreirão do Samba | Meia-noite

09 de fevereiro (terça-feira)

Terreirão do Samba – 21h

Banda Nosso Perfil

Passarela do Samba – 22h

Ojuobá Axé

Passarela do Samba – 23h

Desfile da Acadêmicos do Grande Rio

Confira a programação também pelo site da prefeitura:

http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/portal/carnaval2016/