Incubadora oferece suporte a negócios de economia criativa no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Incubadora oferece suporte a negócios de economia criativa no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

O Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, o Ministério da Cultura e o Ministério das Comunicações,  lança seu 2º edital de incubação que selecionará  16 empreendimentos, beneficiados com permanência de 18 meses na incubadora. O Programa é a principal plataforma para a economia criativa do estado, estimulando o empreendedorismo e oferecendo uma série de serviços de apoio à geração, à consolidação e ao fortalecimento de empreendimentos sustentáveis.

Edital_Incubacao_RC-mailmkt-SECOs selecionados terão direito a salas compartilhadas; infraestrutura de uso coletivo de salas de reuniões, auditório, copa e demais instalações da incubadora; serviços de recepção, internet, segurança e limpeza das áreas comuns, além de receber o valor de  R$ 60.000,00 para a contratação de  serviços de consultorias e assessorias especializadas.

No primeiro edital, somente uma empresa da Baixada Fluminense foi selecionada – o EncontrArte. Conhecida pelo Festival de Teatro, a marca assumiu a postura de produtora cultural e realizou sua primeira edição nacional após a incubação, além de trazer um grupo internacional para se apresentar gratuitamente – tudo isso em Nova Iguaçu.

Podem participar da chamada pessoas jurídicas e físicas – sendo esta obrigada a formalizar seu empreendimento em no máximo 3 meses, a partir da data de seleção – residentes ou sediadas no estado do Rio de Janeiro, e que estejam adimplentes com as obrigações fiscais previstas em lei.

O empreendedor deverá desenvolver atividades de conteúdo inovador em um dos setores da Economia Criativa – Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Literatura e mercado editorial, Audiovisual, Animação, Games, Software aplicado à economia criativa, Publicidade, Rádio, TV, Moda, Arquitetura, Design, Gastronomia, Cultura Popular, Artesanato e Turismo Cultural – e propor um produto ou serviço viável economicamente.

Para participar da chamada pública, basta fazer a inscrição no portal da SEC/RJ (www.cultura.rj.gov.br) até às 18h do dia 24 de novembro de 2014.