O Sebrae/RJ lançou o edital para seleção de projetos que poderão ser patrocinados pela instituição, em 2015. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até 28 de fevereiro.  As iniciativas devem promover o empreendedorismo ou fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. No total, será disponibilizado R$ 1,5 milhão e cada projeto poderá ser contemplado com até R$ 100 mil.

O edital contempla a realização de eventos como feiras, exposições, cursos, palestras, workshops, rodadas de negócio, encontros empresariais; bem como publicações de livros, manuais, pesquisas, anuários, entre outras, inclusive por meio eletrônico. Os projetos podem ser nacionais, estaduais, regionais ou internacionais, desde que realizados no Brasil. O apoio financeiro do Sebrae/RJ ficará limitado a, no máximo, 50% do valor total do projeto a ser patrocinado.

Para Margareth Kelly do Nascimento Souza, coordenadora da Regional Baixada II do Sebrae/RJ, a iniciativa é uma oportunidade importante para os empreendedores da região: “Com o edital de patrocínio, o Sebrae vai além do apoio as micro e pequenas empresas”, explica ela. “Ele promove a atuação empreendedora de seus parceiros e demais entidades interessadas. Pois, de forma ainda mais transparente, dá a todos a oportunidade de apresentar projetos mais estruturados, com objetivos claros, dentro de regras pré-estabelecidas e com foco em resultados relevantes. Direcionar os recursos para os melhores projetos aumentará a possibilidade de melhores resultados para as micro e pequenas empresas. E essa é a missão do Sebrae”.

Somente são elegíveis projetos com data de início compreendida entre 01 de abril e 31 de dezembro de 2015. De acordo com o edital, os projetos inscritos poderão obter patrocínio complementar de outras entidades ou empresas. Contudo, não se admitirão mudanças no projeto selecionados pelo Sebrae/RJ para ajustá-lo às exigências de outros patrocinadores.

O projeto aprovado na Chamada Pública deverá ser realizado impreterivelmente em 2015, e caso o proponente não possa realizar o projeto, deverá declinar formalmente do patrocínio concedido pelo Sebrae/RJ. Para participar, é preciso ser pessoa jurídica e apresentar em seu estatuto atividades relacionadas ao objetivo do patrocínio.

Para mais informações, acesse o edital completo, que está disponível no portal do Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rj/patrocinio?codUf=20