Empresários da Baixada Fluminense se reúnem nesta quarta-feira (13/04) para apontar os principais assuntos que serão inseridos no novo Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025). O documento, construído pelos empresários do Sistema FIRJAN, reunirá propostas que servirão como bússola para a retomada do desenvolvimento sustentável do estado e do Brasil. O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participará do debate ao lado de líderes empresariais da região.

Para a elaboração do Mapa, empresários de todo o estado vão participar de reuniões para destacar pleitos regionais, estaduais e nacionais de transformação do ambiente de negócios, e construir propostas para melhorar as principais questões que afetam o dia a dia das indústrias e de todo o seu encadeamento produtivo.

O encontro desta quarta acontecerá na sede da Representação Regional da FIRJAN em Duque de Caxias, que fica na Rua Arthur Neiva (SESI), número 100, bairro 25 de Agosto. A discussão envolverá empresários das cidades Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty do Alferes e São João de Meriti. Em 27 de abril acontecerá outra rodada de debates em Nova Iguaçu com representantes dos demais municípios da Baixada Fluminense.

O Mapa do Desenvolvimento

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006 para apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas do estado do Rio, norteando a estratégia de atuação do Sistema FIRJAN num horizonte de 10 anos. Construído por empresários fluminenses, o Mapa abordou temas ligados ao ambiente de negócios, como infraestrutura e logística, gestão pública, educação e segmentos âncoras, que foram trabalhados junto às principais lideranças políticas do estado e do país.

Segundo a FIRJAN, a implantação do Arco Metropolitano (2014), que liga Duque de Caxias a Itaguaí, é um dos projetos protagonizadas pelo Mapa do Desenvolvimento.  “O Sistema FIRJAN elaborou estudos para mostrar os ganhos econômicos e logísticos, além de sinalizar a oportunidade para a criação de novas áreas industriais”, aponta o trecho retirado do site oficial da instituição.

Para conferir outros projetos quais, segundo a FIRJAN, são fruto do Mapa do Desenvolvimento de 2006-2015, clique aqui.

Evento:
Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025)
Data: 13/04/2016
Horário: 12H30
Local: Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área II
Endereço: Rua Arthur Neiva (Sesi), 100, Bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias – RJ

Imagem de capa: Arco metropolitano do governo do estado. Foto: Erica Ramalho