Está aberta a temporada de matrículas para o ano de 2014 nas escolas municipais de São João de Meriti. A prefeitura, por meio da secretaria de Educação, já está recebendo novas inscrições para alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O número de vagas está sendo levantado pela secretaria, devido ao período de renovação de matrículas.

Na Educação Infantil, o sistema é diferenciado. Para os alunos de zero a três anos, que frequentarão a creche, o período de pré-matrícula vai até o dia 31 de outubro e a matrícula deverá ser feita entre os dias 12 e 22 de novembro. Já os pequenos de quatro a cinco anos de idade deverão ser matriculados na pré-escola no período de 25 de novembro a 6 de dezembro. Os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e do EJA deverão efetuar a matrícula de 9 de dezembro a 20 de dezembro.

Para se matricular é necessário comparecer às escolas com os seguintes documentos: certidão de nascimento, foto 3×4, tipo sanguíneo e, para quem está se transferindo, a declaração de escolaridade.

Meriti conta com 62 escolas municipais e desse total, 39 foram entregues à população reformadas ou inauguradas. Cerca de 30 mil alunos estudam nas unidades escolares, que contam com salas de leitura, informática, laboratórios e quadras poliesportivas.