Os interessados nos cursos gratuitos de qualificação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em São João de Meriti poderão fazer pré-inscrição a partir do dia 7 de janeiro. As oportunidades são para almoxarife, auxiliar financeiro, porteiro e vigia, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, cuidador infantil e recreador. Serão cerca de 60 vagas por curso. O programa é desenvolvido em parceria da prefeitura com o Governo Federal.

Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos. A escolaridade mínima varia de acordo com cada curso. Almoxarife, auxiliar financeiro, auxiliar de recursos humanos e auxiliar administrativo exigem ensino médio incompleto. Cuidador infantil e recreador são para pessoas com ensino fundamental completo. Já o curso de porteiro e vigia exige apenas o ensino fundamental II incompleto. Também é necessário ser inscrito no CAD único, possuir renda de até três salários mínimos, e ser morador do município.

No ato da pré-inscrição o interessado deve levar o número do NIS, comprovante de residência e os documentos de identidade e CPF. No caso de menor de idade também serão necessários os documentos de identidade e CPF do responsável. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em um dos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, ou ainda no Poupa Tempo do Shopping Grande Rio. O prazo é até 30 de março. Após a pré-inscrição os candidatos serão avaliados de acordo com os pré-requisitos do Governo Federal para o programa. Os selecionados serão avisados por contato telefônico para realizarem a matrícula. A previsão é que os cursos, que terão duração de três meses, comecem em abril. As aulas acontecerão, nos turnos da manhã ou tarde, no Senac do município ou na Primeira Igreja Batista, no Centro.

Veja os endereços dos locais da pré-inscrição:

CRAS Vila São José – Avenida Comendador Teles, 3199, casa 2, Vila São José.

CRAS Jardim Iris – Avenida Copacabana, 50 (atrás da UPA), Jardim Iris.

CRAS Éden – Rua Ana Brito da Silva, 1470, Éden.

CRAS Trio de Ouro – Rua Morro das Pedras, lote 13, quadra 98, em frente ao PSF do Morro das Pedras.

CRAS Tietê – Rua Castro Alves, lote 1, quadra 7, esquina com a Rua H, Tietê (próximo à Faetec)

CRAS Centro – Rua São João Batista, 742, Centro.

Rio Poupa Tempo Baixada Fluminense – No Shopping Grande Rio, Rua Maria Soares Sendas, próximo à rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti.