Cine Literário na E.M. Padre Paul Jean Guerry. Foto: Luiz Alberto.

Cine Literário na E.M. Padre Paul Jean Guerry. Foto: Luiz Alberto.Ponto Cinem

A Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry, de São João de Meriti, é a 42ª unidade no Brasil, e segunda na Baixada Fluminense, a receber o projeto Cine Literário. A inauguração do acervo aconteceu nesta segunda-feira, 17 de março. Com títulos de filmes brasileiros e livros nos quais esses filmes foram inspirados, a iniciativa visa estimular o acesso à leitura através do cinema, e promover o acesso ao cinema através da leitura.

O projeto chegou à E.M. Padre Paul Jean Guerry por iniciativa de sua diretora, Anna Karla Peccin. “Nossa escola possui cerca de 1.300 alunos, da educação infantil ao 9º ano de escolaridade, além do Projovem. E muitos não têm acesso ao cinema. Por isso buscamos este projeto para incentivar a leitura e o gosto pelo cinema. Cada professor escolherá um filme e o livro para trabalhar em sala de aula, e os estudantes, assim como membros da comunidade, também poderão pegar emprestado um filme ou um livro”, explica Anna.

O Cine Literário é um projeto do Ponto Cine, que já chegou a escolas e instituições para jovens e crianças do Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Brasília. O kit do projeto doado às unidades contem TV full HD de 57”, aparelho de DVD, 50 títulos de filmes brasileiros e 50 livros nos quais esses filmes foram inspirados, todos duplicados, ou seja 100 livros e 100 filmes. “O acervo é eclético, com obras contemporâneas, como “Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”, até os clássicos como “Vidas Secas”. Uma obra deve ficar na escola e a cópia pode ser emprestada, por isso a duplicidade. O importante é facilitar o acesso. A meta do projeto é fazer da leitura e do cinema um prazer, não uma obrigação”, completa Thiago Sales, coordenador de comunicação e programação do Ponto Cine.