O programa SESI Cozinha Brasil deu início a mais uma ação nesta quarta-feira (27/5), na escola municipal Ely Combat, em Xerém. A atividade é uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; e Ações Institucionais e Comunicação, em parceria com o FIRJAN. Durante três dias, responsáveis de alunos e agricultores da região vão aprender a preparar os alimentos de uma forma inteligente e sem desperdício.

O subsecretário Oswaldo Theodoro acompanhou o primeiro dia de curso  - Fotos Ralff Santos

O subsecretário Oswaldo Theodoro acompanhou o primeiro dia de curso – Foto: Ralff Santos

“Estamos aproveitando o convênio que temos com a FIRJAN para promover o curso e ajudar na capacitação, abrindo novas frentes de trabalho para população que mora próximo à unidade. Nosso principal intuito é a qualificação dessas pessoas. Além disso, ainda é um incentivo à agricultura familiar do município, já que os agricultores vão aprender técnicas para beneficiar o próprio produto”, destacou o subsecretário de agricultura, Oswaldo Theodoro.

Incentivada pela filha Aletuza Verdan Passione Tomaz, de 42 anos, Janeci Verdan Passione, 65, mostrou-se entusiasmada para participar do curso. “Adoro cozinhar e espero que possa aprender coisas novas no SESI Cozinha Brasil. Essas atividades são muito produtivas para a população de Xerém”, elogiou a pintora, que tem uma neta matriculada na escola.

SESI Cozinha Brasil

O Cozinha Brasil é um programa do SESI que oferece cursos, palestras e oficinas de educação alimentar para orientar a população sobre o melhor uso do alimento, utilizando diferentes temperos, qualidade e baixo custo. O principal objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população.

Além das receitas baratas e de fácil preparo, os alunos inscritos também vão aprender a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene e promover a melhoria da renda familiar.