A Pontifica Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro abriu inscrições até o dia 13 de julho, para o curso de pós-graduação sobre “Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, que será realizado todos os sábados, das 8h30 às 17h30, de 1º de agosto à 5 de dezembro, no polo da faculdade no bairro São Bento, em Duque de Caxias. Para participar do processo seletivo o candidato deve pagar uma taxa de R$ 20,00.

Com o objetivo de capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para uma compreensão da violência contra a mulher na perspectiva da violência de gênero, o curso se destina a profissionais graduados em serviço social, psicologia, pedagogia, direito, ciências sociais, gestão pública e áreas afins.

As entrevistas para seleção dos candidatos serão realizadas no dia 18 de julho, das 8h às 17h, e o resultado será divulgado no dia 20. O curso poderá ser pago em 18 parcelas de R$ 310,00, sendo a primeira no ato da matrícula (20/7 e 21/7) e as restantes nos meses subsequentes.

Metodologia

O curso adotará um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, seminários e visitas orientadas às Instituições e serviços especializados que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher.

Neste sentido, promoverá diálogo com os participantes, trazendo profissionais que possuem não só conhecimento teórico sobre a questão da violência contra a mulher, mas que atuam na área, desenvolvendo uma prática que permite uma interlocução entre os aspectos teóricos e o cotidiano da violência contra a mulher e realizará atividades programadas por meio de visitas orientadas à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Estão previstas visitas orientadas às instituições governamentais e não governamentais que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher em contextos combinados com as demais disciplinas do curso, que acontecerão de segunda a sexta-feira e/ou aos domingos.