Estão abertas nas unidades da FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias, as inscrições para cursos instrumentais, de formação continuada e de qualificação profissionais . Neste semestre são oferecidas 5.108 vagas, destinadas para formação de crianças, a partir dos 10 anos, e adultos.

Os interessados podem se candidatar as vagas até o dia 22 de janeiro. O sorteio das vagas será no dia 23 e o resultado divulgado no dia 25. A novidade este ano é a parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, que vai oferecer 220 vagas para cursos instrumentais de inglês, espanhol e informática.

Estão sendo oferecidas vagas para cursos profissionalizantes de instalador e reparador de linhas de telecomunicação (IRLA/OSC) e cabista (ORA), instalador e reparador de redes de computadores, instalador e reparador de computadores, manicure e pedicure, NR-10 (eletricidade, segurança do trabalho), operador de computadores, operador de telemarketing, promotor e de técnicas de vendas, recepcionista e meio de hospedagem, cabeleireiro, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento de pessoal, costureira, eletricista predial de baixa tensão, instalador de sistemas elétricos e de segurança. De idiomas os cursos oferecidos são de espanhol e inglês para crianças e adultos.

O presidente da Fundec, Elder Lugon disse que os cursos oferecidos são de bastante relevância para quem quer se qualificar e se aperfeiçoar e tentar superar essa crise. “Nessa primeira rodada estão sendo oferecidas 5.108 vagas para cursos gratuitos. Este ano serão realizadas quatro rodadas que vão beneficiar milhares de pessoas”, frisou.

No ato da inscrição o interessado deve apresentar comprovante de escolaridade exigido no Edital, original de carteira de identidade e CPF.

Serão reservadas 20% das vagas. Dez por cento para jovens em medidas socioeducativas ou em risco social encaminhados pelos órgãos oficiais de proteção ao menor e 10% para servidores públicos municipais dentro do Projeto de Valorização do Servidor Municipal.

O Edital de acesso aos cursos gratuitos da Fundec pode ser acessado pelo linkhttp://www.fundec.rj.gov.br/arquivos/EDITALDEACESSOAOSCURSOS.pdf