A combinação samba, arte, cultura e qualificação profissional rendeu na noite desta terça-feira (02/02), para 110 alunos o certificado de conclusão dos cursos da Escola de Carnaval da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), realizado em parceria com a Pimpolhos da Grande Rio (escola de samba mirim).

carnamirim caxias

Jovens Pimpolhos da Grande Rio no palco do Teatro Raul Cortez. Foto: Ralff Santos

Com o Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, lotado de crianças e jovens que durante um ano se qualificaram gratuitamente nos cursos de Produção Cultural e Designer; Inglês, Arte e Carnaval; Postura, Moda e Carnaval; Pintura Artística; e Desenvolvimento Tecnológico (informática), o palco se transformou em um verdadeiro esquenta na semana de abertura do carnaval, com a bateria mirim agitando o público na abertura e no encerramento da solenidade.

A presidente Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares, revelou que a parceria entre a escola de samba e a Prefeitura traz um grande diferencial na vida dos formandos.

“Fico feliz com a parceria, pois estamos formando cidadãos, criando valores, inserindo os jovens no mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo, formar pessoas melhores”, revelou.

Para a presidente da Fundação, o desafio é melhorar ainda mais a qualificação. “É um orgulho grande assumir a Fundec neste momento. Nosso desafio será melhorar ainda mais esta qualificação. Temos que parabenizar os formandos, sabemos da importância do samba como um patrimônio cultural e desenvolvimento social”, afirmou Bianca Fogli.

Um aluno de cada curso recebeu o certificado representando os colegas de classes. Ao término, ao som da bateria da Pimpolhos, todos os formandos receberam seus diplomas.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados secretários municipais e vereadores.

Realização de um sonho

O projeto Escola de Carnaval, da Pimpolhos da Grande Rio, teve início em 2005, no barracão da agremiação, na zona portuária do Rio de Janeiro. Em 2013, a escola mirim buscou a parceria com a Fundec e trouxe as atividades para mais perto da população de Duque de Caxias com o objetivo de promover a educação e a inclusão social através da arte e cultura.

carnamirim dandara

Dandara Viana (18) destacou a importância do curso para a caminhada em sua carreira profissional. Foto: Ralff Santos

Exemplos desta parceria que transformou sonhos em realidade não faltam, como o de Dandara Viana, de 18 anos, moradora do bairro Paulicéia, que fez o curso de inglês que contribuiu para o encaminhamento em várias áreas. A jovem surpreendeu ao iniciar seu discurso no palco em inglês.

“Só tenho que agradecer a oportunidade dada pela Fundec junto com a Pimpolhos. Fiquei muito honrada ao conseguir inicialmente, a chance de realizar e concluir o curso, que me permitiu consegui o emprego de guia de turismo, além de professora de inglês em um famoso curso”, destacou Dandara Viana.

A Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio terá este ano o enredo “Todo mundo junto e misturado” e desfilará na terça-feira de Carnaval (09/02), a partir das 18h, na Marques de Sapucaí, no desfile da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESM-Rio).