Mesquita ganhará sua 39ª unidade escolar da rede Municipal de educação. Depois da inauguração de 3 creches este ano (nos bairros de Cosmorama, Centro e Chatuba), a nova escola a ser inaugurada no centro de Mesquita terá uma proposta diferente, inspirada na experiência portuguesa da escola da Ponte e de outras similares nacionais, como a Escola Cirandas, em Paraty, e o Projeto Âncora, em Cotia, São Paulo.

Foto: Carla Josephyne.

Foto: Carla Josephyne.

A Escola Municipal Rubem Alves será mais uma unidade de educação integral, que funcionará das 8h às 15h, na Avenida Brasil, 200, Centro, em um prédio de estrutura inovadora.

De acordo com a secretaria de Educação (Semed), a proposta acaba com a estrutura de turmas e anos de escolaridade definidos. Os estudantes se articulam em grupos de interesse, que são formados e desfeitos segundo os mesmos, sempre orientados pelos professores.

Uma das propostas da unidade será a assembleia de alunos, onde as crianças decidirão as regras da escola.

Foto: Carla Josephyne.

Foto: Carla Josephyne.

A nova unidade oferecerá uma metodologia diferente do cotidiano das escolas padrão.

A Rubem Alves funcionará em uma casa de madeira com vários ambientes, não terá salas de aula tradicionais, mas terá diversos espaços pedagógicos. Atividades artísticas, culturais e esportivas também serão desenvolvidas com os alunos.

Segundo as secretarias de Educação, Alessandra Fernandes e Áurea Lobo, a nova unidade de ensino trata-se de uma proposta híbrida inspirada em vários pensadores da educação, como Wallon, Paulo Freire, Vigotski, Freinet e Montessori, entre outros.

“Não se pode replicar uma experiência de Portugal aqui em Mesquita nos seus mínimos detalhes, mas nos inspiramos nas ideias para podermos desenhar algo mais de acordo com nossa realidade”, disse Áurea.

As matrículas da nova escola começarão na próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na própria unidade, com as aulas marcadas para começar no dia 7 de março.

A escola atenderá alunos na faixa etária de 6 a 8 anos de idade. Para mais informação ligue para Semed pelo número: 3763-9704.