A professora Paula Thaise Bermudez dos Reis, que leciona Ciências e Biologia no Ciep 398 Mário Lima, em São João de Meriti, foi selecionada para uma bolsa de estudos no curso de Língua e Cultura Espanhola da Universidade de La Rioja, localizada em Logroño, Espanha. O curso que tem a duração de um trimestre, do dia 05 de abril a 10 de junho, é voltado para brasileiros que tenham interesse em aprender ou aperfeiçoar os conhecimentos da língua espanhola.

A professora Paula Thaise Bermudez dos Reis foi selecionada para uma bolsa de estudos no curso de Língua e Cultura Espanhola. Foto: Governo RJ/Divulgação.

A professora Paula Thaise Bermudez dos Reis, de São João de Meriti, foi selecionada para uma bolsa de estudos no curso de Língua e Cultura Espanhola. Foto: Governo RJ/Divulgação.

De acordo com a docente, o processo seletivo contou com, aproximadamente, 45 mil inscritos, e a seleção foi realizada por meio da avaliação de méritos acadêmicos e do currículo do candidato.

Atualmente, Paula está finalizando mestrado em Engenharia Ambiental na Uerj, e a oportunidade de estudar no exterior significa mais um passo em seu desenvolvimento profissional.

“Assim que eu voltar do intercâmbio, pretendo iniciar um doutorado, no qual gostaria de trabalhar a questão da educação ambiental voltada à problemática do lixo. Para isso, é necessário ter conhecimento de, no mínimo, duas línguas estrangeiras, e este curso poderá me proporcionar a fluência em outra língua, sem ser a inglesa”, explicou Paula.

Mais do que uma oportunidade, o intercâmbio representa um sonho realizado para a professora. Paula é ex-aluna da rede estadual de ensino e se formou, em 2008, no Ciep 179, Professor Cláudio Gama, também em São João de Meriti. Para ela, vai ser muito importante mostrar aos alunos que, com dedicação e estudo, é possível realizar qualquer sonho.

“Meu desejo é me qualificar para exercer a minha profissão com excelência. Porém, mais do que uma formação acadêmica, para mim, esse curso tem um significado muito especial, pois sou ex-aluna da rede, formada em um Ciep na mesma cidade onde eu leciono e resido. Quero poder dizer para os meus alunos que, assim como eu, os sonhos deles também podem ser realizados. Basta ter dedicação, esforço e muito amor”, comentou.

Nos anos de 2013, 2014 e 2015, a professora lecionou no Ciep 133, Oswald José Lourenço, localizado no mesmo município. Naquela unidade, ela realizou diversos projetos relacionados ao conceito de biodiversidade e conservação de recursos naturais.

Por meio do trabalho “Fotografando a Fauna”, realizado na Vila Tiradentes, os alunos foram incentivados a conhecer diferentes animais que vivem no entorno da escola, despertando o respeito pelo meio ambiente e as diversas formas de vida. Além disso, os estudantes participaram de uma sessão de cinema 3D sobre a preservação da água e realizaram uma visita à Fundação Oswaldo Cruz, conhecendo a riqueza de sua flora.

Agora, Paula está mirando o futuro, com a expectativa de aprender e vivenciar novos conceitos e técnicas.

“Conhecer uma nova cultura, vivenciar outras técnicas de ensino e aprendizagem e observar, na prática, como é o atendimento à questão ambiental em um país europeu, certamente, será muito enriquecedor para mim enquanto educadora”, disse.