Diante da greve na rede estadual de ensino, que já dura cerca de três meses, o Colégio Souza Duarte, localizado em Austin, Nova Iguaçu, abriu suas portas e passou a receber estudantes destas escolas com aulas paralizadas.

O Projeto ‘Aluno Ouvinte’ é uma iniciativa da instituição, que já está há 32 anos no mercado e atende a alunos da creche ao Ensino Médio. O colégio pretende colaborar para que os estudantes não percam mais tempo de estudos, assistindo gratuitamente as aulas ministradas enquanto durar a greve da rede estadual.

Um dos estudantes beneficiados com o projeto é Luiz Gustavo Santos, 14 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Amazor Vieira Borges, em Austin. Sem aulas desde fevereiro, Luiz Gustavo falou sobre a iniciativa. “Soube do projeto pela internet e fiquei muito animado porque não aguento mais ficar sem estudar. Assim, não vou precisar ficar mais à toa e vou ocupar meu tempo de forma útil. Tomara que esse projeto seja bastante divulgado e que muitos outros alunos façam inscrição”, destacou.

Podem participar todos os alunos de escolas públicas que estejam paralisados.

Para se inscrever, os interessados devem ir à instituição, acompanhados dos responsáveis, apresentando os documentos de identificação do estudante e um comprovante de onde o mesmo estuda. Responsável pelo projeto, a profª Shirley Alves de Souza Duarte, diretora do Colégio Souza Duarte, explica que a ideia é tentar reduzir os prejuízos dos alunos das redes públicas de ensino afetadas pelas greves.

Sempre muito envolvida com a Educação, Shirley destaca: “Quando comecei a lecionar, aos 12 anos de idade, cheguei a ter 80 alunos em uma sala de aula adaptada em minha própria casa. Dava aulas a quem não sabia ler sem cobrar nada por isso, por paixão pela Educação, por vocação, por inconformismo com a situação da minha comunidade que não tinha escolas. Ensinei não somente a ler, escrever e contar, mas impulsionei os alunos para o futuro. Esse projeto abre uma nova possibilidade para os alunos ouvintes e garante que eles não percam mais tempo. Nós, do Colégio Souza Duarte, estamos muito felizes em recebe-los”.

O projeto já conta com sete alunos, acontece no horário das aulas regulares, nos turnos da manhã e da tarde. As aulas são gratuitas e acontecerão até acabarem as greves da rede pública de ensino.

O Colégio Souza Duarte fica localizado à Rua Celeste Alves de Souza, 41, Austin, Nova Iguaçu. Mais informações através dos telefones 3759-4967 e 3759-4313.