Estão abertas as inscrições para o 2º concurso de fotografia Vejo, Logo Existo, organizado pela secretaria de Educação de Duque de Caxias, através da subsecretaria municipal de Planejamento e Projetos Educacionais (Divisão de Cultura), para os alunos da rede municipal de ensino. As unidades escolares têm até o dia 1º de julho para se inscreverem através do site http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/portal/. As dez melhores escolas ganharão um passeio cultural e também terão suas fotografias numa exposição itinerante na cidade.

Inscrições para concurso de fotografia em Caxias se encerram na próxima semana

Inscrições para concurso de fotografia em Caxias se encerram na próxima semana

A atividade permitirá aos estudantes realizar um exercício crítico, sensível e observador de sua realidade. Em sua segunda edição, o tema deste ano é inspirado nas Olimpíadas do Rio e aborda os Jogos Populares. Para o secretário de Educação, Marcos Villaça, “esse tipo de atividade é constantemente apoiada na rede porque estimula a integração e a reflexão dos alunos e permite aos estudantes realizar um exercício crítico, sensível e observador de sua realidade”.

O tema Jogos Populares reforça a importância das brincadeiras, promovendo momentos de alegria e descontração, “além de estimular o espírito coletivo e retratar a visão dos alunos sobre esse universo”, destaca Villaça.

Depois de inscritas, as unidades escolares precisam auxiliar na organização dos alunos, que devem formar uma comissão interna, tendo entre cinco e dez membros. Junto com a equipe pedagógica, essa comissão organizará um concurso interno de fotografias. As cinco melhores fotos do concurso da unidade vão representar a escola no concurso geral. Para isso, é necessário que cada uma envie suas fotos. Encerrada essa etapa, a comissão julgadora decidirá pela escola vencedora.

O concurso tem como público-alvo os alunos do primeiro e segundo segmentos da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias. O envio das fotografias pelas unidades escolares deve ser feito até o dia 1º de agosto. A divulgação do resultado final vai ser no dia 11 de agosto.