Na última sexta-feira (01/07), foi realizada na Câmara Municipal, a audiência pública de implantação do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade. A tramitação acontece desde 2011 entre os órgãos responsáveis.

A Prefeitura de São João de Meriti cedeu o espaço do Ciep 132 – Municipalizado São João Bosco, em Éden, para abrigar o campus, que posteriormente será expandido para o Parque Novo Rio, no bairro Venda Velha.

A inauguração do IFRJ em Meriti está marcada para o próximo dia 29 de julho.

“Esse é um marco na educação da nossa cidade. Existe uma grande demanda de jovens meritienses que precisam dessa graduação e qualificação profissionalizante oferecida pela instituição. Estamos muito felizes com esse momento e com a realidade de um Instituto Federal aqui em nosso município”, comemorou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas.

 Diretor de Implantação do Campus São João de Meriti, Sérgio Moraes, faz a apresentação do IFRJ aos presentes. Foto: Gláucio Burle/Assimp Meriti.

Diretor de Implantação do Campus São João de Meriti, Sérgio Moraes, faz a apresentação do IFRJ aos presentes. Foto: Gláucio Burle/Assimp Meriti.

Durante a audiência pública, a população presente pôde participar do planejamento do IFRJ na cidade, opinando sobre quais cursos gostariam que fossem oferecidos no município. O diretor de Implantação do Campus São João de Meriti, Sérgio Moraes, foi o responsável por colher as opiniões, que serão encaminhadas a um estudo da região para a definição das atividades do campus meritiense. “Uma cidade com a importância de São João de Meriti, com mais de 450 mil habitantes e a maior densidade demográfica do país, necessitava de uma unidade federal de ensino público e de qualidade. E para que isso pudesse acontecer, a atuação do prefeito Sandro Matos e de suas Secretarias foram fundamentais em todo o processo, desde a escolha até a implantação do campus”, disse o diretor.

O prefeito Sandro Matos, que sempre tratou a educação como prioridade do governo municipal, afirmou que aquele momento para São João de Meriti era um sonho se tornando realidade. “Essa audiência pública é a mais importante que já aconteceu em nossa cidade. Hoje é um dia muito especial, de sonho para todos nós. Estamos discutindo com a população a implantação e já a inauguração do Instituto Federal no município. Essa foi uma luta de muitos anos e que hoje se tornou realidade”, vibrou o prefeito.