O projeto Baixada para Cima!, em parceria com professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizará no dia 9 de agosto a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores em Políticas Públicas. O encontro acontecerá das 9h às 13h no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Casa da Cultura), na rua Getúlio Vargas, 51, Centro de Nova Iguaçu. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 2667-9295 ou pelo email [email protected]

A aula inaugural terá como palestrante Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, professor, mestre em antropologia social, doutor em ciência política, com pós-doutorado em filosofia política, pesquisador e escritor. Foi autor de Elite da Tropa, com André Batista e Rodrigo Pimentel (editora Objetiva, 2006) e Elite da Tropa 2, com Andre Batista, Claudio Ferraz e Rodrigo Pimentel (editora Nova Fronteira, 2010), entre outros.

O Curso de Formação de Gestores em Políticas Públicas é fruto de parceria do projeto Baixada para Cima! com professores do Departamento de Sociologia/projeto de Extensão QUANTIDADOS, da Sub-reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de gestores e técnicos das prefeituras da Baixada Fluminense, técnicos dos CRAS e CREAS destas prefeituras, líderes comunitários da região e representantes das Organizações da Sociedade Civil parceiras do projeto. Trata-se de uma iniciativa voltada para a qualificação dos recursos humanos das prefeituras municipais da Baixada Fluminense e sociedade civil da região, bem como um esforço de aproximação desses atores igualmente engajados nos debates em torno dos temas de educação, saúde, cultura, assistência social e juventude. As inscrições para o curso encerraram no último dia 20.

O Baixada para Cima! é um projeto que conta com o co-financiamento da União Europeia, apoio da Regione Marche, e coordenação da instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e da ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O projeto iniciou suas atividades em 2015 com a missão de criar condições para que adolescentes e jovens da Baixada Fluminense conheçam os seus direitos de cidadãos, e saibam elaborar propostas de políticas públicas para melhorar o acesso aos serviços sociais básicos aos quais têm direito.