O Sebrae/RJ e a UFRJ firmaram uma parceria voltada para projetos sustentáveis e inovadores desenvolvidos por universitários da Baixada.

Trata-se do Workshop Biostartup, iniciativa gratuita organizada pelo escritório regional Baixada II do Sebrae/RJ juntamente com professores do Campus Xerém da UFRJ. Segundo a coordenadora da Regional Baixada II do Sebrae/RJ, Margareth Kelly do Nascimento Souza, “essa é mais uma iniciativa na linha do estímulo à educação empreendedora, uma vertente de atuação na qual o Sebrae pretende atuar com prioridade, nos próximos meses e durante todo o ano de 2017.”

Estudantes deverão apresentar ideias inovadoras para participar. Foto: Reprodução/internet.

Estudantes deverão apresentar ideias inovadoras para participar. Foto: Reprodução/internet.

Para participar, os estudantes precisam apresentar, até o dia 28 de setembro, um produto ou projeto inovador em desenvolvimento, por meio de um resumo contendo até 300 palavras, para o email: [email protected]

No dia 29 de setembro, das 9 às 12 horas, ocorre a segunda etapa da seleção, por meio de uma entrevista com os alunos que enviaram os projetos. Os projetos podem ter, no máximo, dois responsáveis e devem contemplar os setores de Alimentos, Construção Civil, Turismo ou Moda. Também é essencial que as ideias tenham aderência à sociedade, ou seja, devem ser aplicáveis como solução sustentável.

Um grupo de professores da UFRJ selecionará, então, até dez projetos, e os responsáveis participarão gratuitamente do Workshop Biostartup. Este será oferecido em três encontros de oito horas cada um, que tratarão, respectivamente, da Ideia e Visão, da Estratégia e do Produto ou Serviço, em si. As duplas selecionadas poderão conhecer mais sobre metodologias e ferramentas essenciais ao seus desenvolvimentos, tais como Business Model Generation, Lean Startup, Design Thinking e Customer Development Workshop, e terão direito a uma consultoria especial, particular por projeto, de até duas horas

Dependendo do tipo de projeto apresentado, as equipes também podem ser indicadas para participar do Demoday ou de algum outro evento do Sebrae-RJ, quando terão oportunidade de mostrar sua ideia ao mercado.