As escolas técnicas de todo o país ainda aguardam o resultado das notas do ENEM 2015 – que por uma falha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não foi computado na listagem final. Entretanto, considerando a última avaliação, a expectativa é positiva.

No ENEM 2014, das dez primeiras instituições no ranking das escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, oito eram escolas técnicas estaduais (ETEs) da FAETEC. E no conjunto das ETEs, a unidade de Nova Iguaçu saiu na frente. Com o primeiro lugar garantido pelo Instituto de Aplicação Cap-Uerj, no Maracanã, e o segundo, pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, a Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento conquistou o 3º lugar.

Na sequência estão as escolas: ETE Ferreira Viana (4º), em São Cristóvão; Instituto Superior de Educação, o Iserj (5º), no Maracanã; ETE Henrique Lage (6º), em Niterói; ETE Visconde de Mauá (7º), em Marechal Hermes; ETE Juscelino Kubitscheck (8º), no Jardim América; ETE República (9º), em Quintino; e ETE Santa Cruz (10º).

Resultados de 2015

O Inep divulgou neste mês as notas das instituições no resultado do Enem 2015. Contudo, por um erro técnico de avaliação, as notas dos institutos e centros de educação tecnológica não foram registradas.

– O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seeduc), já oficiou o Inep e o MEC sobre a falta de divulgação dos resultados de 2015 das escolas técnicas de todo o país. Esperamos realmente que a situação seja corrigida nos próximos dias – comentou o presidente da FAETEC, Tande Vieira.