A aluna Giovana Serpa, do Ciep 218 – Ministro Hermes Lima – Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias, é a vencedora do concurso de artigos ‘Heróis da Paz: modelos para os jovens por um mundo melhor’, na categoria Ensino Médio. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, dia 27, durante o Seminário Heróis da Paz, no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Giovana Serpa, estudante do Ciep 218. Foto: Divulgação.

Giovana Serpa, estudante do Ciep 218. Foto: Divulgação.

Organizada pela Plataforma de Jovens do Centro Cultural Brasil-Turquia, a seleção teve como tema ‘O papel dos jovens na luta pela paz: a importância do diálogo diante da intolerância, inspirados pelos modelos de heróis da paz’. A estudante, que está cursando a 1ª série do Ensino Médio, escreveu um texto sobre a paquistanesa Malala Yousafzai, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

– Além do fato de ser a única mulher entre os heróis sugeridos pelo concurso, sempre achei sua história muito importante. Malala lutou pela paz, sem utilizar armas e sem violência, e conseguiu vencer – destacou a aluna, que resolveu participar do concurso após sugestão do professor Salih Erfidan, que dá aula de Língua Turca na unidade escolar.

Além da categoria Ensino Médio, também serão premiados alunos de graduação e pós-graduação. Celso Pessôa, diretor adjunto do Ciep 218, unidade da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), comemora o resultado conquistado por Giovana: “Estamos orgulhosos pela conquista da nossa aluna e o seu interesse em participar de iniciativas como esta. Isso demonstra a importância do protagonismo juvenil, que é algo que debatemos com frequência em nossa escola”.