Uma escolinha com capacidade para 250 alunos aposta em atendimento diferenciado, e cria um mundo à parte daquele ao seu redor, fazendo qualquer um esquecer que está no Jardim Metrópole, um dos bairros mais humildes de São João de Meriti. 

Sob as antenas da Light que separam São João de Meriti de Duque de Caxias já é possível avistar o Centro Educacional Piedade, uma escola para crianças de Jardim I à 4a série (atual 5o ano). 

Bonecos dos palhaços Patati-Patatá recebem os visitantes. Os palhaços (de carne e osso) visitam a escola anualmente.

Bonecos dos palhaços Patati-Patatá recebem os visitantes. Os palhaços (de carne e osso) visitam a escola anualmente.

Fundada há 41 anos, o colégio dirigido pela professora e pedagoga Sônia Alves Piedade do Couto aposta pesado no atendimento personalizado aos alunos. Sônia é formada em pedagogia na UERJ e pós graduada em pedagogia na Unigranrio. 

Desde 1999 a escola tem operado de forma independente, depois de trabalhar por anos amparada por uma outra entidade de ensino. “Já aconteceu várias vezes de alunos terem de fazer a provinha e mudar de série”, explica Eduardo Lima, administrador da escola, sobre a prova que é aplicada para novos alunos. “Muitas escolas oferecem diversos benefícios no início do ano, e os pais se esquecem que lápis, borracha, apontador acabam com o tempo”, completa. 

Ambiente de aulas

São ao todo seis salas, que atendem 125 crianças pela manhã e 125 pela tarde. A escola já teve até de negar novas matrículas, para manter uma média razoável de alunos por turma e não inchar as turmas: duas ficam no andar superior e o restante no térreo. “O Jardim nunca vai para o segundo andar”, explica Suene Alves Piedade, professora e futura herdeira do clã das Piedade. 

As salas são cheias de quadros e ilustrações, e algumas têm até nome dos alunos gravadas nas cadeiras.

As salas são cheias de quadros e ilustrações, e algumas têm até nome dos alunos gravadas nas cadeiras.

Oito professores formados em diversas áreas se revezam entre as turmas. Na hora do recreio eles ficam atentos às suas respectivas turminhas, que brincam no pátio de 80m2, que é usado também para a famosa colação de grau. 

Duas salas possuem banheiro exclusivo, e no segundo andar há um banheiro masculino e outro feminino para as turmas dos grandinhos. A escola também adquiriu recentemente um potente bebedouro. “No fim do ano as crianças queriam o tempo inteiro beber água”, brincou Beto, responsável pelo planejamento de obras na escola. “Era engraçado observar que elas vinham na maior alegria curtir a novidade”, complementa. 

A escola não tem parcerias com terceiros, e não mantém serviço de leva-e-traz. A diretoria se mostrou bem informada dando detalhes sobre a seriedade do assunto, e optou por não prestar este serviço adicional. Mesmo assim, a escola oferece um plano de saúde que cobre possíveis eventualidades durante as aulas. Também conta com um seguro escolar. Os planos para 2010 são de oferecer um plano ainda melhor, que garanta uma cobertura mais extensa. 

A cada bimestre a escola entrega as provinhas em capas personalizadas, seguindo um tema por bimestre. 

Informática

Equipada com 5 computadores numa sala climatizada para as aulas, a informática faz parte do currículo escolar dos alunos. As aulas são ministradas por um professor habilitado, organizadas em pequenos grupos. “Isso facilita o aprendizado e o monitoramento, pois as crianças na frente de computadores podem se empolgar demais”, sinaliza Eduardo, mostrando que os computadores também contam com Windows Vista. 

Computadores aguardam na sala de espera - literalmente - para serem montados no laboratório de informática.

Computadores aguardam na sala de espera - literalmente - para serem montados no laboratório de informática.

A escola está fazendo diversos investimentos para 2010, como melhorias em sua infra-estrutura e na área de tecnologia. Todo o setor de matrículas segue um processo simples de cadastro, ao melhor estilo de atendimento personalizado no bairro, que depois é todo digitalizado. 

Toda a escola está em obras para se renovar em 2010.

Toda a escola está em obras para se renovar em 2010.

Para 2010, as novidades são os computadores que ainda estão na caixa: são máquinas novas, com processadores Intel, e monitores de LCD. A sala de informática também receberá melhorias em suas instalações, que atualmente abrigam também uma pequena biblioteca para referências de alunos, pais e mestres. 

Todo o colégio está passando por transformações: as salas estão sendo reformadas, o pátio passará por melhorias no piso, mas a diretoria garante que a já tradicional árvore que nasce no interior da escola e descansa do lado de fora, sobre a calçada, se manterá firme. Muitos pais aproveitam a sombra enquanto aguardam a saída de seus filhos. 

A escola só libera os alunos nas mãos da pessoa responsável, que já tem o hábito de ir buscar. Caso alguém diferente venha buscar a criança, a escola primeiro telefona para a casa da mesma, para confirmar a autenticidade da pessoa. “No início do ano arrumo um monte de inimizades, mas no fim do ano tenho um monte de amigos novos”, brinca Eduardo, enquanto explica que essa medida é para a própria proteção dos pais. “Imagina se eu entrego o seu filho para um estranho, ou mesmo um conhecido que tenha más intenções?” Questiona, completando a explicação. 

O parquinho diverte as crianças na hora do recreio.

O parquinho diverte as crianças na hora do recreio.

Atividades extra-curriculares

Ilustrações alegram o ambiente de toda a escola.

Ilustrações alegram o ambiente de toda a escola.

Em 2009 a escola levou os alunos ao planetário da Gávea, e em anos anteriores levou até para Petrópolis e Praia Vermelha. Todos os passeios são de cunho exclusivamente educativo. 

A escola promove apenas três festas anuais. “O planejamento das festas também leva em consideração o bolso dos pais”, alerta Eduardo, explicando sobre a prática comum em muitas escolas de realizar diversas festividades e cobrar valores adicionais dos pais para sustentar tais eventos. 

Encontro das mães – Voltado para as mães se conhecerem e se divertir na escola, integrando o grupo; 

Festa da Primavera – “A mais legal de todas”, confessa a professora Suene: dois meses antes da festa, os alunos escolhem músicas e montam uma dança para apresentar no dia da festa. Cada turma tem a sua dança ou peça de teatro. 

Formatura – O colégio é tradicional na região pela sua formatura. “Muitas mães matriculam seus filhos aqui no quinto ano por causa da formatura”, se orgulha Suene. O evento já é bem conhecido entre os pais de alunos, que comentam com outros na região sobre a colação de grau de seus filhos. 

Faixada da escola antes da reforma. À esquerda, a famosa árvore que abriga os pais que preferem uma sombra natural enquanto aguardam a liberação dos filhos.
Faixada da escola antes da reforma. À esquerda, a famosa árvore que abriga os pais que preferem uma sombra natural enquanto aguardam a liberação dos filhos.

O dia que a vovó foi atendida por seu aluno
A vovó Piedade uma vez foi atendida em um hospital, e para surpresa geral, o médico que lhe atendeu ficou emocionado, pois havia aprendido a ler com ela. Apresentou sua querida professora a todos os seus colegas de profissão, e providenciou o melhor atendimento possível junto da equipe médica de plantão no dia. 

CEP – Centro Educacional Piedade

Rua Telefônica, lt.4 qd. 2 – Jardim Metrópole
Jardim Meriti 

Telefone: 2751-4547 (secretaria) 

Atendimento de Jardim I ao quinto ano. 

A maioria das turmas já estão ocupadas, então, corra para matricular seu filho antes que eles alcancem a lotação!