A Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense – Área II – Duque de Caxias, junto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e em parceria com a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), lançaram o programa “Gestão Pública Municipal Eficiente”. O objetivo é melhorar a eficiência administrativa das sete prefeituras de abrangência da Regional (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty de Alferes, São João de Meriti).

O programa já treinou 67 servidores de quatro cidades este ano. A próxima turma será em 21 e 22 de outubro e atenderá funcionários de Duque de Caxias, que terão aulas no campus da Unigranrio na cidade.

O curso – oferecido gratuitamente aos servidores – é composto por três módulos: atendimento sustentável, captação de recursos extraorçamentários e atitudes empreendedoras. Cada módulo dura 16h e é dividido em dois dias. A Representação Regional da FIRJAN em Caxias oferecerá o primeiro módulo aos sete municípios até dezembro. Miguel Pereira e Paty de Alferes foram os primeiros a receber o programa, nos dias 24 e 25 de setembro. Nessa turma, 42 servidores foram atendidos (17 de Miguel Pereira e 25 de Paty de Alferes).

A segunda turma a receber o módulo de “atendimento sustentável” aconteceu nos dias 1 e 2 de outubro. Ministradas pelo consultor, Luiz Fernando Monte Santos, as aulas abordaram os temas marketing de serviços, comunicação e relacionamento interpessoal, gestão da qualidade total e ética na administração pública. O objetivo desse módulo é aprimorar o atendimento e serviço prestados ao cidadão de forma a ampliar a capacidade de oferecer soluções às demandas apresentadas. Na aula, os alunos fizeram exercícios e dinâmicas de grupo. O grupo era formado por 25 servidores de Guapimirim e 22 de Magé.

Segundo o Presidente da Representação Regional da FIRJAN em Duque de Caxias, Flávio Abreu, “esta é uma iniciativa do Sistema FIRJAN que demonstra claramente o compromisso que temos de apoiar de forma efetiva a melhoria de eficiência da gestão publica bem como reforça o comprometimento da indústria com o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e de seus municípios”.

O programa “Gestão Pública Municipal Eficiente” é mais uma contribuição do Sistema FIRJAN para o progresso da gestão pública. Outra ferramenta importante é o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), criado para avaliar como as cidades brasileiras administram suas contas. A de 2013, divulgada em setembro, está disponível para consulta pública no site www.firjan.org.br/ifgf. Ao revelar como as prefeituras administram e aplicam sua receita, a Federação fornece a todos os cidadãos uma poderosa ferramenta de fiscalização.