No dia 31 de outubro será lançado, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, o livro “Alma(naque)… da Baixada!”. A obra traz um viés didático, com uma linguagem acessível aos professores e alunos da região bem como ao grande público de maneira geral.

Produzido com apoio da FAPERJ e publicado pela APPH-CLIO (Associação de Professores e Pesquisadores em História da Baixada Fluminense), o livro tem professores como autores, com experiências na docência no ensino básico da rede pública e ensino superior que pesquisam, trabalham e moram em municípios da Baixada Fluminense.

O livro apresenta singularidades sociais, econômicas e políticas da Baixada Fluminense. Ele defende uma visão diferente do que é apresentado no noticiário, mostrando a “descoberta de um outro lado da Baixada”: a história cultural de importância nacional, das belezas naturais que abrange resquícios de Floresta de Mata Atlântica e reservas biológicas, uma dinâmica social e econômica pujante das indústrias e do comercio local, que sejam capazes de mostrar como o povo que ali vive constroem sua própria história e sua geografia.

Concebido numa releitura dos clássicos Almanaques, o livro ultrapassa a simples exposição de dados: inclui uma linguagem pedagógica sobre determinados elementos presentes na região.

Sobre os Autores

Alex Lamonica Magalhães – Mestre em Geografia(UFF), Professor da Prefeitura de Duque de Caxias e FIOCRUZ

André Santos da Rocha – Mestre (UFF) e Doutorando em Geografia (UFRJ), Professor do Departamento de Geociências da UFRRJ

Margarida Carvalho de Santana – Mestre em Educação(UFF); Professora da UFF e da Faculdade Santa Dorotéia.

Sidney Cardoso Santos Filho – Mestre em Geografia(UERJ); Professor da Rede Estadual, e da FEUDUC e Faculdade Santa Dorotéia.

SERVIÇO
Lançamento do livro  “Alma(naque)… da Baixada!”
Data e Horário: 31/10/2013 às 17h
Local: Instituto Histórico de Duque de Caxias (Câmara Municipal)
Rua Paulo Lins, 41 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto
Duque de Caxias – RJ
Tel: (21) 2784-6900