Hoje (07/11) às 15h, acontece o lançamento do I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana – FLIDAM 2013. O evento será no espaço Axé Casa de Cláudia, na Rua Maria Emília, 136 – Centro, São João de Meriti, RJ.

O FLIDAM 2013 será realizado de 20 a 23 de novembro em São João de Meriti. A realização é uma parceria da prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM).

Com o tema “A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea”, o festival irá promover o intercâmbio entre interessados, intelectuais e escritores contemporâneos. Além disso, o evento tem entre seus objetivos garantir o espaço de promoção e visibilidade dos escritores afrodescendentes e celebrar os 10 anos da lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Durante os quatro dias de festival acontecerão palestras, feiras literárias, espetáculos artísticos, circuito gastronômico e momentos religiosos, todos relacionados à diáspora africana, fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África. Para o festival já estão confirmados escritores nacionais e internacionais, estudiosos, historiadores, entre outros. Outras informações no site www.ifrj.edu.br/flidam