Ygor Manoel tem apenas 9 anos e já conseguiu uma vaga na mais prestigiada escola de balé do mundo, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), que é a única filial fora da Rússia. Para conquistar a tão sonhada vaga, Ygor teve que disputar um lugar na companhia com outros 52 candidatos.

Ygor estudará no Bolshoi Brasil. Foto: Divulgação.

Ygor estudará no Bolshoi Brasil. Foto: Divulgação.

Morador de Belford Roxo, o menino ingressou no projeto Dança Viva, uma parceria do TopShopping com a academia Tereza Petsold, em Nova Iguaçu, no fim do ano de 2012. O projeto que foi criado há 11 anos é uma iniciativa da bailarina Tereza Petsold e consiste em oferecer aulas gratuitas de dança para meninas e meninos de escolas públicas da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com faixa etária entre oito e 18 anos de idade.

Ygor é o segundo aluno patrocinado pelo shopping, no projeto Dança Viva, a ser aprovado para o Bolshoi. Em 2012, a aluna Claryssa Barbosa também foi selecionada para estudar na instituição. A coordenadora do Dança Viva, Tereza, ficou surpresa ao saber do interesse do Bolshoi no projeto. “A parceria aconteceu através de uma carta convite enviada por eles em fevereiro de 2012, e juro que achei que era pegadinha. Tenho esta carta em um quadro que mandei fazer para acreditar que foram eles que me encontraram!”.

Em fevereiro de 2014, Ygor vai se mudar para Joinville com a sua avó e iniciar os estudos na escola do Bolshoi. A instituição tem um regime de internato e ao fim dos oito anos de curso, o menino se tornará um bailarino profissional.