Lino Rocca (camisa vermelha) e  Abílio Ramos (camisa marrom): dupla está à frente da turma do Ponto de Cultura O CBTIJ em Ação. Foto: Divulgação.

Lino Rocca (camisa vermelha) e Abílio Ramos (camisa marrom): dupla está à frente da turma do Ponto de Cultura O CBTIJ em Ação. Foto: Divulgação.

O Ponto de Cultura “CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens” abriu inscrições para formação e qualificação de novos atores sociais. No dia 10/05 haverá encontro entre os interessados. O grupo incentiva os participantes a desenvolver o sentido crítico, participar socialmente e a pesquisar estética de linguagem.

O Curso de Formação Teatral tem duração de 06 meses. O projeto é composto das disciplinas: Interpretação Teatral, História do Teatro Brasileiro, Expressão Corporal, Técnicas Circenses e Construção de Cena. Ao final do projeto haverá a montagem de um espetáculo com atores do grupo.

As vagas estão abertas para jovens entre 14 e 29 anos, de ambos os sexos, seguindo a nova categorização de Juventude implantada pela Secretaria Nacional da Juventude. O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens funciona semanalmente com aulas aos sábados e domingos.

A grade curricular apresenta as seguintes Disciplinas:

  • Interpretação Teatral – Capacitar o aluno em técnicas de representação baseadas nos Jogos e Improvisação Teatral de Viola Spolin;
  • Expressão Corporal e Técnicas Circenses – Capacitar o aluno em técnicas de Expressão Corporal e Circenses;
  • Construção de Cena – Capacitar o aluno na construção de cenas a partir do Método de Análise Ativa de Eugênio Kusnet;
  • História do Teatro Brasileiro – Introduzir o aluno na História e universo da Dramaturgia Nacional conhecendo diversos autores e suas obras.

O corpo técnico é composto pelo Diretor Teatral e Bacharel em Artes Cênicas (UNIRIO) Lino Rocca, pelo Ator e Bacharel em Artes Cênicas (UFPR) Abílio Ramos da e a Atriz-Circense Vânia Santos formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte).

Inscrições pelo email: [email protected] As aulas acontecerão no Lions Clube de São João de Meriti.