[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Rcn-P8aCU0U[/youtube]

O rapper e jornalista, Petter MC, lançou nesta quinta-feira (15/05) o videoclipe da sua nova música “Os Bico Vão Fazer Barulho”. A obra coloca em discussão os assuntos difundidos na mídia em relação às gírias de origem popular, muitas vezes apontadas como “dialetos de bandido”.

“Enquanto jornalista, e principalmente como morador de periferia, acho absurdo que um repórter que nunca morou numa favela translitere as gírias dos jovens de periferia dessa maneira”
– Petter MC

Vídeo faz alusão à informação como armamento da periferia

“Com a facilidade de acesso que temos aos gadgets cada vez mais conectados, não podemos continuar passivos em relação a mídia. Sinceramente, cada um de nós com um smartphone na mão poderá ser a sua própria mídia”, explica Petter, defendendo que “as peça dual core” são armas poderosas e que os cidadãos comuns, principalmente os de origem popular, podem “fazer muito barulho” (ter voz, manifestar-se, produzir audiência) com “os bico” (dispositivos de comunicação) em punho. Recentemente, Petter escreveu uma carta aberta sobre o assunto no seu Facebook a respeito do assunto, que rendeu dezenas de milhares de visualizações.

No texto, Petter raciocina a respeito do olhar da mídia sobre a periferia, especialmente sobre a Baixada Fluminense. “Quero falar para a sociedade que as pessoas comuns agora têm expressão na mídia. Aliás, todos – ou quase todos – podem ser a mídia”, revela Petter, que compôs a música para alcançar aqueles que preferem consumir informação em um formato diferente do texto: “Nem todas as pessoas gostam de ler um texto tão grande quanto o que eu escrevi”.

Campanha #FazBarulho reuniu protagonistas da economia criativa da periferia brasileira.

Campanha #FazBarulho reuniu protagonistas da economia criativa da periferia brasileira.

Com o apoio de outros artistas, jornalistas, cineastas e produtores, Petter lança simultaneamente a campanha #FazBarulho, dedicada a todas as pessoas que querem ser representadas e ter expressão na mídia. Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais através da hashtag homônima, #FazBarulho.

A campanha teve adesão de diversas personalidades da economia criativa voltada para a periferia no Brasil, entre eles: Rene Silva (jornalista comunitário), Wesley Brasil (publicitário), Léo da XIII (rapper e produtor musical), Dudu de Morro Agudo (líder do Movimento Enraizados), Denise Cassiane (Parceira do RJ), Bruno Thomassin (cineasta), Yuri Henderson (jornalista), Michel Silva (jornalista comunitário), Ph Hebrom (rapper), JB (rapper), Carlos Eduardo (fotógrafo), Nyl MC (rapper), UR Clau (rapper e produtor musical), Rodrigo Caetano (produtor cultural) e Luiz Cláudio (produtor audiovisual).

Link para o videoclipe “Os Bico Vão Fazer Barulho”: http://youtu.be/Rcn-P8aCU0U

Download do mp3
https://soundcloud.com/pettermc/petter-mc-os-bico-vao-fazer-barulho-prod-leo-da-xiii