Em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Para comemorar a data, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, irá realizar uma programação especial no dia 18 de julho, a partir das 14h, com roda de conversas e apresentações culturais.

A celebração contará com a presença de um grupo de Madagascar, país do sudeste da África, além de gestoras e técnicas das políticas das mulheres da Baixada Fluminense e da Igualdade Racial, lideranças comunitárias, entre outras.

O encontro acontecerá no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na Rua Defensor Público Zilmar Duboc Pinaud, s/nº, ao lado da prefeitura em Vilar dos Teles.

A secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, por meio das superintendências da Mulher e da Igualdade Racial, recebe um grupo de 14 meninas de Madagascar, que estará em São João de Meriti até 18 de julho. O grupo compõe o Bloco Malagasy, que utiliza a música e a dança como transmissão de valores universais como respeito, solidariedade e igualdade de gênero. O bloco possui o estilo “samba-reggae”, misturando as culturas africana e brasileira.

Para a programação do dia 18 está previsto roda de conversa para intercâmbio e troca de experiências entre o grupo de Madagascar, lideranças comunitárias, usuárias e técnicas do CEAM, entre outras. O encontro também terá apresentação cultural do Bloco Malagasy, além de orquestra de berimbau e do Coral da Mulher Meritiense.