O Sistema FIRJAN inaugurou nesta quinta-feira, dia 20, o novo SENAI Caxias na Travessa Arthur Goulart 124, Centro. Ampliado e modernizado, com maquinários e equipamentos de alta tecnologia, a unidade conta com três pavimentos e 30 novos ambientes, como salas de aulas e laboratórios. Entre as novidades do portfólio, estão os segmentos pioneiros de Plástico e Tecnologia da Informação, como destaques.

SENAI Caxias. Lab. de Fresagem Mecânica. Foto: Antonio Batalha.

SENAI Caxias. Lab. de Fresagem Mecânica. Foto: Antonio Batalha.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a reformulação do portfólio do novo SENAI Caxias como um avanço para a formação profissional da região. “Éramos capazes de atender 2.400 alunos, e agora temos a capacidade para 3.600. Além disso, estamos investindo em áreas pioneiras no nosso Sistema, como os setores de Plástico e de Madeira e Mobiliário, e aumentando a capacidade de atendimento no setor Metalmecânico”. O presidente citou, ainda, o papel transformador do ensino. “Educação é uma agenda vital para o país, por isso estamos em Duque de Caxias para entregar mais um instrumento de transformação de vidas”, ressaltou.

Atento à demanda da indústria de Plástico, a unidade terá um curso no setor, o único da rede no estado. Outro destaque são os setores de Tecnologia da Informação, que recebeu salas especializadas em hardware e software, e o de Madeira e Mobiliário. A modernização dos ambientes técnicos, com foco na fabricação de móveis, permitiu a ampliação do portfólio para esse segmento. Já o setor Metalmecânico recebeu novas oficinas de soldagem, caldeiraria e mecânica industrial.

Na ocasião, foi inaugurada, também, a nova Representação Regional FIRJAN/CIRJ da Baixada II, em Duque de Caxias. O investimento em infraestrutura e equipamentos vai atender às necessidades dos empresários associados ao Sistema, bem como aos sindicatos da indústria da região.

O presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada II, o empresário Roberto Leverone, destacou a importância da ampliação da Regional para o desenvolvimento da Baixada Fluminense. “Queremos uma nação justa, com empresas produtivas, inovadoras e sustentáveis. A Representação Regional da FIRJAN em Caxias vai proporcionar uma melhoria no cenário atual e no ambiente de negócios”, ressaltou.

O Conselho Empresarial da região é composto por 36 indústrias e três sindicatos patronais: SINCOCIMO (Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário), presidido por Jorge Rodrigues do Nascimento; SIMAPAN (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria), dirigido por Henrique Balbino Seita; e SIMMEC (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico), comandado por Orlando Marques.